RSS
 

Arquivo para setembro 24th, 2012

Samsung e Apple, quem de fato copia?

24 set

A pouco mais de um mês um juiz californiano concedeu uma indenização a ser paga pela Samsung a Apple no valor de U$ 1 milhão, mas em documento apresentado num tribunal da Califórnia na sexta-feira a Apple quer aumentar a multa em mais US$ 707 milhões, enquanto a Samsung quer rever a sentença.

Em nota a empresa sul-coreana afirmou: “A Samsung pede, por fim e com respeito ao tribunal, um novo julgamento com um prazo adequado (para sua preparação) e um tratamento equitativo para as partes”.

Um pouco de história nos faz lembrar que na origem, quando Stevie Jobs e seu parceiro tecnológico fundaram a Apple Computer em 1976, usaram kits prontos no mercado para fundarem seu primeiro micro-computador, na época ainda pouco levada a sério por grandes empresas como IBM e Digital Computer.

Não foi por acaso que o primeiro investidor e o primeiro gerente da Apple (os garotos que faziam a Apple pouco ou nada entendiam de negócios), o investidor Mike Markkula, primeiro investidor da Apple, e trabalharam juntos cinco anos na Fairchild (então produtora de chips), e Michael Scott contratado por Mike como gerente, que depois ainda trabalhou alguns anos da National Semicondutor, a grande produtora de chips de pequena escala no inicio da revolução digital.

Não se pode dizer que eles tenham copiado alguma coisa, mas com certeza levaram muitas idéias na cabeça que depois foram para a prancheta e daí para os primeiros micros, mas ninguém os acusou de nada, na verdade diz Jeff Howe no seu livro “O poder das multidões”, no início era tudo muito simples.

Alguns detalhes da história do início da Apple pode ser visto numa entrevista de Mike Markkula, mas na verdade muita gente copia, poucos e raros são os que criam, diria meia duzia de pessoas possuem esta graça.