RSS
 

Arquivo para September 25th, 2012

Solução chinesa de inclusão digital

25 Sep

Apesar dos quase 1,3 bilhões de chineses, apenas mais de um terço (538 milhões) tem acesso à internet, em dados de junho de 2012, mas pesquisadores da Universidade dos Correios e Telecomunicações de Pequim prometem um ataque frontal a este problema.

Uma reportagem desta pesquisa apareceu na revista New Scientist, informa que estão combinando a facilidade 3G com a conectividade 4G em um conjunto de linhas de fibra ótica (também existem estas linhas no Brasil), e chamaram este sistema de rádio-sobre-fibra (RoF), o pesquisador Kun Xu afirmou “Nosso objetivo é construir uma rede de acesso de banda larga usando apenas um sistema integrado inteligente de antenas de rádio-sobre-fibra e distribuído”.

Mostrando que existem soluções baratas, o pesquisador afirmou que no futuro: “”As cidades não vão precisar de grandes torres de alta potência celulares, cabos coaxiais caros, ou infra-estruturas de rede repetitivas para diferentes serviços sem fio”, e afirmou que este serviço mais barato poderá oferecer “Todos os serviços, com ou sem fios, serão fornecidas por este sistema e controlado por um escritório central”.

Tem alguém interessado em soluções baratas e que atenda a todos ? E temos que aguentar toda esta demagogia de “serviços a população” aquí , as operadoras continuam as mesmas!

É preciso uma política de serviços a população de fato, não programas caros, que se gastam mais dinheiro com viagens do que com soluções.