RSS
 

Arquivo para October 5th, 2012

Enfim, eleições mais limpas

05 Oct

Pouco divulgada na imprensa oficial, mas muito presente na internet, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade, a ABRACCI, entidade que congrega 84 organizações de combate a corrupção e a impunidade, pode comemorar esta semana duas vitórias: a primeira eleição com a presença do Ficha Limpa, e o início da punição de corruptos.

Também algumas entidades religiosas, auxiliam este combate orientando seus fiéis para um voto consciente e limpo, como fez a CNBB.

Pode-se pensar que ainda é pouco, mas contra a vontade da maioria dos políticos e da imprensa oficial, que insiste em pintar de cordeirinhos conhecidos caciques corruptos da política brasileira, alguns ainda com assento nos governos e câmaras do Brasil, começam a ter dificuldades com sua “carreira”.

Criada em 2009, durante o Fórum Social Mundial com o apoio da Transparência Internacional, ela já conta com muita presença no cenário política e a promessa de um crescimento ainda maior na medida em que formos sanando a política brasileira, dos conhecidos caciques que gerenciam sua influência com base em obras superfaturas, improbidade administrativa e compra de apoio político.

Uma das iniciativas é o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral, que propõe normas e ações para tornar cada vez mais efetiva, leis como a Ficha Limpa em vigor nesta eleição municipal, onde entre outras coisas é possível consultar no site a condição de seu candidato, pois embora alguns ainda sigam no processo eleitoral, podem estar sendo acionados por alguma irregularidade de campanha ou de processos em andamento na justiça, como por exemplo, doações irregulares, veja no site do MCCE.

Nem tudo é comemoração, algo negativo nesta campanha é a omissão dos partidos em muitas campanhas, com vistas a não permitir que o eleitor identifique candidatos com políticos corruptos.