RSS
 

Arquivo para October 9th, 2012

Serviços de vídeo on-line

09 Oct

Os alunos de meu departamento fizeram uma transmissão de vídeo pelo twitter outro dia, depois fiquei sabendo que o Twitcam éum gênero popular do livestream, onde não precisa baixar nada e o vídeo suporta até 100 mil espectadores simultaneamente, mas serviço é de qualidade razoável e depende da rede.

Mas existem outros, a maioria gratuitos, basta ter uma câmera e estar ligado na Web, alguns serviços são: Splitcamera, Bambuser, Qik, Twitcast, UStream e Xsplit, uso o Justin TV também, mas só para ver os jogos de futebol.

Não conheço dados exatos, mas um dos softwares mais utilizados é Xsplit para fazer livestreams, e com ele se pode capturar também vídeos, imagens e textos, e ainda pode ser intercalado com sites de streams como o Own3D e Justin TV, entre outros, podendo ainda iniciar o Facebook e postar lá a sua stream.

O Splitcamera tem um uso bastante difundido para uso de diversas fontes de vídeos, mas no ambiente Windows não deve ter outra aplicação funcionando, ou seja deixe sobre programas que trabalham com vídeos e suas interfaces, por exemplo, webcamera, dvcamera, tv-turner, cartão de vídeo, você iniciará outra aplicação da mesma fonte.

A velocidade da rede, o tipo de aparelho (podem transmitir usando smartphones) são fatores importantes para a transmissão, o Qik funciona em Android, Symbian, iPhone e BlackBerry, o Bambuser para Android, Symbian, iPhone e Windows Mobile, enquanto o UStrem tem versões para Android, iPhone e Symbian.