RSS
 

Arquivo para November 13th, 2012

O que esperar de novo em 2013 ?

13 Nov

No Brasil terá a Copa das Confederações, o preço dos estádios e a cara brasileira nestes eventos, cremos que vão ficar para resolvermos “em cima da hora”, a moda brasileira.

Mas na tecnologia, o que esperar ? olhando 2012 não foram poucas as novidades, mas exceto o Samsung Galaxy S 3, o resto ainda não decolou, o ultrabook, o Windows 8, o Microsoft Surface e claro, o mini iPad e o iPhone 5.

Se depender de nós usuários, queremos telas de toque melhoradas e mais inteligentes, baterias de celulares mais duráveis (por que nos tablets duram tanto?), introdução do sexto sentido, e aplicativos mais úteis e inteligentes, uso de nuvem simples e barato.

Mas o que é a tecnologia do sexto sentido ? A partir de interfaces gestuais, cujo principal projeto no mundo é do MIT Media Lab, interagir com imagens projetadas como se fossem uma tela de toque.

Que equipamentos são necessários ? A partir de uma mini-câmera de projeção, com algum aplicativo com capacidade de processamento de imagens, mascadores de posição com cores colocados nos dedos com funções diferentes, manipular as telas e imagens de modo que a realidade da tela seja alterável ao movimento dos dedos, por isto o “sexto-sentido”.

Na prática, em termos computacionais são softwares de realidade aumentada e interação imersiva, fruto de técnicas de realidade virtual.