RSS
 

Arquivo para dezembro 10th, 2012

Com novo aplicativo, Google+ amplia sua rede

10 dez

O Google comprou em setembro do ano passado o aplicativo Snaapseed que foi adicionado ao Google Play, mas que só estava disponível na App Store, agora já está incorporado ao Google+.

Com a chegada ao Google Play, agora ele está disponível tanto para iPad/iPhone como para Androids com a adição de filtros as aplicações parecido aos efeitos do Instagram.

Mas na verdade é bem mais flexível que os efeitos fixos do Instagram, pode-se dosar a ação dos filtros, personalizar os efeitos e fazer ajustes em áreas específicas da imagem, por exemplo, é possível clarear só essa região.

Recursos simples tais como cortar e girar imagens e funções de compartilhamento via e-mail ou nas redes: Facebook, Twitter e no Google+.

A tentativa é de criar comunidades parecidas ao Facebook, que os analistas entretando acham mais parecidas ao Orkut.

 

Antropologia, o Natal e as tecnologias

10 dez

Antropologia como discute questões da natureza humana, sempre esteve ligado a parte criativa, religiosa ou “mágica” do homem, a publicação, de “As formas elementares da vida religiosa” (1912) por Durkheim, que discute o evolucionismo, antes ainda o Esboço de uma teoria geral da magia (1903) de Marcel Mauss e Henri Hubert, em 1903, que criam o conceito de mana (nome polinésio para troca), mais tarde nasce a Antropologia estrutural de Levy-Strauss.

Mas Martin Buber, na sua obra Quem é o Homem?, como antropólogos fenomenológicos e existenciais, afirmou que tão importante quando a resposta de quem é o homem ? é a pergunta: O que é que o homem pode ? daí a tecnologia surge como importante para novas possibilidades.

As grandes mudanças por que passava a antiguidade clássica, as escolas gregas já haviam se consumado, aristotélicos e platônicos agora eram estudados por estóicos e neoplatônicos, o início promissor da escrita e as dificuldades romanas de manter a dominação, entre elas a Judeia, onde despontavam inúmeros líderes, muitos “messias” este era o quadro sociocultural no qual nasceria um homem importante para a cultura ocidental.

Usou a cultura de comunicação que ainda era a de seu tempo, a tradição oral, mas seria o único fundador de uma nova mensagem “escrita”, poderíamos dizer o antecessor das revistas e jornal, mas que só seus discípulos escreveriam o “primeiro livro”, o “Biblos” ou Bíblia, mas como uma “Boa notícia”, ou “Boa Nova”, tradução da palavra Evangelho.

Esta versão tinha também uma nova tecnologia, além da palavra escrita, e ser uma extensão do Torah, as leis judaicas das quais era herdeiro.

Seus discípulos escreverão o “Evangelho” e a colocarão no formato do Códex (formato retangular, com algum tipo de costura prendendo as páginas), que no final da idade média será perpetuado no formato impresso, não por acaso, foi a Bíblia foi o primeiro “livro” nesta tecnologia.

Como afirma McLuhan “o meio é a mensagem”, ou seja, uma forma nova exige uma nova forma de comunicação e a tecnologia sempre acompanhou o homem.