RSS
 

Arquivo para dezembro 11th, 2012

Megaupload tenta renascer em 2013

11 dez

Justamente na data de aniversário da invasão da casa de Kim DotCom, que foi em janeiro deste ano, DotCom o proprietário da Mega informou a Reuters que vai relançar o site que ficou famoso pelas hospedagem de filmes e músicas piratas, além de outras mídias.

Para o novo serviço vão usar um domínio interessante que será no Gabão, como a sigla de domínio lá é Ga, vai ficar interessante: Me.Ga, o site diz: “Nós prometemos, Nós entregamos” (WE PROMISSE, WE DELIVER).

Segundo DotCom o novo serviço “A Mega novos não serão ameaçados por promotores norte-americanos,” disse em entrevista à Reuters, acrescentando que o mega está confiante que vai evitar violar a lei dos EUA.

 

Antropologia, presentes e Natal

11 dez

A antropologia de Marcel Mauss, herdeiro filosófico e sobrinho da filosofia de Durkhein, estuda profundamente a teoria antropológica da “dádiva” (dom ou presente, mas fico com o original em francês ‘don’) sobre as trocas gratuitas, típicas do Natal, mas que existem em muitas outras realidades humanas.

Mauss, ao cunhar o termo não deixou desconhecido um tema que para nós é muito importante, a relação objeto e sujeito, dentro da tradição histórica, como nos nossos posts anteriores, estudando tribos de ameríndios, observou:

O prestígio nasce da dádiva e relaciona-se àquele que toma a iniciativa: ao doador, para constituir seu próprio nome, sua fama, o valor de ‘renome’ (Mauss, 2003, p. 258).

Mas isto tem sim ligação com o Natal e com espiritualidade, mas relembra o autor o problema de nosso tempo que separa sujeito e objetos, materialidade e espiritualidade:

[…] a materialidade e a espiritualidade não estão mais ligadas a um estatuto comum de objeto, são opostas mediante dois estatutos, conjugados por uma relação de contradição: o espiritual aparece adquirido pelo doador, enquanto o material é adquirido pelo donatário. (Temple e Chabal, 1995, p. 26)

Inúmeras são as pessoas que são tomadas por esta forma profundamente humana e esquecida pela sociedade atual, que lembra só a materialidade, o econômico, em uma palavra: o dinheiro.

Mas o ‘don’, o presente, o sentimento e a generosidade humana estão aí presentes, e convenhamos é bom dar e ganhar, aliás Jesus também ganhou presentes.

TEMPLE, Dominique & CHABAL, Mireille. La réciprocité et la naissance des valeurs humaines. L’Harmattan: Paris, 1995.
MAUSS, Marcel. Sociologia e antropologia. Cosac e Naify: São Paulo,2003.