RSS
 

Arquivo para janeiro 3rd, 2013

Novo cometa aparece, apocalípticos de volta ?

03 jan

Esperamos que não, mas o fato agora é verdadeiro, e haverão exploradores desta “novidade”.

Em nota oficial da NASA foi informado que um corpo na forma de uma “bola de neve” chamada de ISON, na forma de um cometa, proveniente da nuvem Oort aproxima-se do sol, diz a nota: “… as especulações mais otimistas, com o recém-descoberto C/2012 S1 (ISON) poderia desenvolver uma cauda espetacular ou brevemente aproximar-se ao brilho da lua cheia no fim de 2013. O Cometa ISON atualmente é muito fraco, mas é apenas visível a magnitude 18 na imagem acima (um ponto pequeno no céu)”.

A nota continua: “O cometa foi descoberto há pouco mais de uma semana atrás de Rússia, Vitali Nevski (Bielorrússia) e Novichonok Artyom (Rússia), está indo em direção ao Sol de entre as órbitas de Júpiter e Saturno. No início de outubro 2013 vai passar muito perto de Marte e então estará possivelmente visível para satélites e naves espaciais em órbita. Cometa ISON aparece no caminho certo para alcançar o status de “sungrazer” (rasante) que passa dentro de um diâmetro solar perto da superfície do Sol no final de novembro de 2013. O que sobreviver desta rasante [perto do sol perde parte de sua massa], então, passará mais próximo da Terra no final de dezembro de 2013. Astrônomos de todo o mundo vão monitorar esta grande bola de neve grande quando ela estiver mais perto para entender melhor sua natureza e como ela pode evoluir durante os próximos 15 meses”, salientando o fato que ainda é pouco conhecido.

Nas regiões limites entre a nossa Galáxia e a galáxia mais próxima que é a centauro, estão a nuvem Oort (que se acredita ser fonte de muitos dos cometas, incluindo o Harley), o cinturão de Kuiper e o “disco disperso” que contém muitos “objetos transneptunianos”, eles definem o limite gravitacional do nosso sistema Solar.

Com o passar de bilhões de anos, os objetos que foram se deslocando do sistema solar formaram planetas que estão no Cinturão de Kuiper e os objetos a nuvem de Oort que formam milhões de cometas compostos principalmente de gelo, amônia e metano.

O espetáculo que poderá ser visto em dezembro de 2013 poderá ter um brilho próximo ao da lua (ainda são especulações), devido sua calda, mas não terá nenhum “perigo” para o planeta.