RSS
 

Arquivo para January 18th, 2013

Descoberto enorme objeto estelar

18 Jan

Publicado no Oxford Journal, na semana passada, uma equipe de astrônomos centralizados no Reino Unido descobriram o maior objeto observável de toda a nossa existência: uma grande estrutura celestial composta de 73 quasares com 4 bilhões de anos luz de comprimento.

Quão grande é isso exatamente? Bem, seria algumas dezenas de milhares de nossa via Láctea (a galáxia ao qual o sistema solar é pequena parte), enfim uma grande espaço galáctico, não o que tem a mesma estrutura para poder igualar ao tamanho do corpo descoberto, o Enorme-LQG (em português, Grupo Quasar Grande), como foi carinhosamente denominado.

O objeto astronômico quasar (o nome é uma abreviação de quasi-stellar radio source, ou fonte de rádio quase-estelar) distante e poderosamente energético tendo um núcleo galáctico ativo, este de tamanho maior que o de uma estrela, porém menor do que o mínimo para ser considerado uma galáxia, o quasar tem 100 a 1000 vezes a luminosidade de uma galáxia inteira com bilhões de estrelas.

A observação destes grandiosos mistérios do cosmos deveria servir para sermos humildes, ter certeza de quanto com toda nossa inteligência, ela ainda é limitada, e quão imperfeitos e dependentes somos de um Ser maior que envolve todo o universo.