RSS
 

Arquivo para February 11th, 2013

Retomada da "primavera árabe"

11 Feb

Acompanhamos desde o início a grande transformação por que passa o mundo árabe e alertávamos já antes que eles já começaram a acertar as contas com corruptos e falsos libertadores.

A morte do líder oposicionista, desenvolveu em especial entre os jovens uma nova luta, onde os dois lema principais já dizem muito: “a defesa da legitimidade da Assembleia Nacional Constituinte” e “a luta contra a violência política”.

A revolução de janeiro de 2011, a primeira no mundo árabe, que derrubou o regime de Zine El Abidine Ben Ali, desencadeou “Primavera Árabe”, mas os oportunistas que tomaram o poder não são capazes de aprofundar a revolução que em especial os jovens querem.

A viúva do líder assassinado Chokri Belaid pediu proteção oficial do governo da Tunísia para sua família neste sábado (9), conforme informa a agência Reuters.

No Egito seguem manifestações, em especial nas cidades do Cairo, Alexandria e Tanta, onde diversas mortes já ocorreram, nas manifestações do fim de semana os populares exigiam que o presidente do país, Mohammed Mursi, deixe o poder e pedia justiça pela morte de manifestantes em conflitos recentes.

Não se pode fazer uma análise simplista e ver apenas a força confessional da liga muçulmana, também o pedido de reformas na constituição e o desejo de maior liberdade no mundo árabe se confundem com valores confessionais, com a crise tanto econômica como cultural que passamos, ou teremos força para propor mudanças radicais, ou os ventos árabes soprarão aqui.

Eles já sopram em países do oriente e regiões da antiga Rússia, aqui aguentamos antiéticos confessos.