RSS
 

Arquivo para fevereiro 15th, 2013

Meteorito passa perto da Russia.

15 fev

Um meteorito riscou o céu no leste da Rússia sexta-feira (15 de fevereiro), mas não foi tão pacífico como diziam, ouviu-se uma forte explosão que destruiu janelas, e alguns edifícios foram danificados podendo ter causado lesões em algumas pessoas, de acordo com autoridades russas e noticiários locais.

A visão celestial foi surpreendente e ocorreram na região russa dos Montes Urais e as explosões foram inicialmente atribuídas ao choque do meteorito com atmosfera, conforme informou uma parte das autoridades, causando algum ferimento em até 500 pessoas, conforme um relato da Reuters.

Até poucas horas atrás haviam poucos relatos, mas alguns vídeos foram postados relacionadados ao fenômeno da passagem do meteorito, de acordo com a Associated Press.

 

Algoritmo poderá reviver linguas antigas

15 fev

Pesquisadores canadenses da Universidade de Vancouver, liderados por Alexandre Bouchard-Côté, desenvolveram um algoritmo de aprendizado de máquina que usa regras sobre como os sons das palavras podem variar para inferir as mudanças mais prováveis fonéticos atrás variações e diferenças dentro de uma língua, a pesquisa saiu na revista New Scientist.

Eles dão como exemplo mudanças que já acontecem na língua inglesa canadense, onde a palavra about que significa “sobre” já está sendo modificada por um prolongamento do “o” dando origem fonética ao “aboot”, temos inúmeros casos no português como o “né”, o muito que dizemos “muinto” e muitas outras variações fonéticas em relação a língua escrita.

A equipe está aplicando o algoritmo a pares de palavras usadas em 636 línguas austronésias (Austrália e Indonésia), que incluem as ilhas Fiji, Tonga e Havaí.

Como o sistema é capaz de perceber a origem de fonemas, ele poderá fazer uma língua recuar no tempo e perceber com maior precisão as origens de sons e palavras, como fazemos em muitos estudos etimológicos (estudo da origem das palavras).

E uma vez que sistema é capaz de sugerir como línguas ancestrais também pode identificar que os sons eram mais propensos a mudar. Quando a equipe comparou os resultados com o trabalho feito por especialistas humanos, eles descobriram que mais de 85 por cento das sugestões estavam no conjunto das palavras reais.

Por exemplo, a palavra moderna para “vento” em Fijiano é CAGI, usando esta mesma palavra em outras línguas modernas austronésias, o sistema automático reconstruiu a palavra ancestral beliu e os especialistas humanos reconstruído bali, que foneticamente são muito próximos.
Novos estudos linguísticos e pesquisas etimológicas poderão usufruir destes sistemas.