RSS
 

Arquivo para fevereiro 18th, 2013

Criação de buraco negro é observada

18 fev

Supernovas é o nome dado a astros solares com massa de mais de 10 vezes um astro solar, muito brilhantes, mas que desaparecem em algumas semanas ou meses após a explosão.

Buracos negros, formados justamente pela explosão desta massa das supernovas, mas raramente foram observados, em geral quando uma estrela é “absorvida” pelo buraco, quanto menos massa possue, maior é a densidade da matéria que forma o buraco negro.

Um buraco negro estelar é criado quando uma explosão de supernova destrói uma estrela maciça. Os cientistas já descobriram dezenas de buracos negros, mas todos eles já estavam formados. Agora, os cientistas viram a formação recente de diferentes restos distorcidos de uma supernova, então eles sabiam que era algo especial, conforme estudo do MIT, recentemente publicado.

O que os cientistas acreditam terem observarado são as fases de infância de um buraco negro, ou o mais jovem buraco negro já registrado na Via Láctea, e que ficou chamado de W49B, visto como um redemoinho vibrante de tons de azul, verde, amarelo e rosa.

Visto da terra, o astro tem cerca de 1.000 anos de idade e está localizado a cerca de 26.000 anos-luz de distância. Um buraco negro típico anteriormente conhecido, como SS433, é pensado para ser entre 17 mil – e 21.000 anos de idade, quando visto da Terra.

“W49B é o primeiro de seu tipo a ser descoberto na galáxia”, disse Laura Lopez, que conduz um estudo sobre o remanescente, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e afirmou num comunicado. “Parece que sua estrela-mãe terminou a sua vida de uma forma que a maioria dos outros não.”

Outro pesquisador Daniel Castro, também do MIT, afirmou: “É uma rara circunstancia, mas temos evidências intrigantes que a supernova W49B criou um buraco negro”, e concluiu: “Se for esse o caso, temos uma rara oportunidade de estudar uma supernova como responsável pela criação de um buraco negro jovem”, isto é de 1000 anos.

Vemos uma dimensão do tempo e da vida completamente misteriosa e diferente, isto deveria fazer pensar humildemente místicos, céticos e cientistas.