RSS
 

Arquivo para março 16th, 2013

Flash Mob: ação cultural da multidão

16 mar

Aparentemente o mesmo termo já foi usado na história, sendo o primeiro registro na linguagem de prisioneiras da Tasmânia, na Austrália em 1800, mas para designar troca de informação entre elas e não apenas uma ação como hoje.

O primeiro evento relacionado ao tema foi quando Wilhelm Reich estava convidado para uma palestra na Universidade de Paris X, e foi negada a autorização para o evento em 1968 dando origem a uma manifestação que depois gerou toda uma onda de manifestações em 1968.

O termo é usado na Web para manifestações combinadas: sociais, culturais ou artísticas (as danças como as do Psy, do Harlem Shake ou do grupo Black Eyed Peas, por exemplo) e que revelam uma nova forma de manifestação da multidão.

Há mob artísticos como o da Estação da Antuerpida e na estação de Copenhagen.

O primeiro regostro de uso de e-mail para um flash mob foi organizado via e-mail pelo jornalista Bill Wasik, em Manhattan.

Ele mandou o e-mail para 40 ou 50 amigos, mas de maneira que não percebessem, convidando que aparecerem em frente à loja de acessórios femininos Claire’s Acessories, com a ideia que eles participassem de um show anônimo criando algo novo.

A revista Wired News escreveu um artigo sobre um segundo mob ocorrido numa loja da Macys e blogueiros do mundo todo trataram de espalharam pela Internet, de forma interessante e criativa.

No Brasil o primeiro registro de flash mob, foi em março de 2010, os alunos do programa Valores de Minas, iniciaram um Flash Mob na inauguraçào do Circuito Cultural Praça da Liberdade.