RSS
 

Arquivo para julho 10th, 2013

Como tornar as nuvens seguras

10 jul

ChipSeguro2Este foi o problema tratado pela equipe de pesquisa do MIT, dirigida pelo professor Srini Devadas, os estudantes da graduação Ling Ren, Xiangyao Yu e Christopher Fletcher, assim como o pesquisador Marten van Dijk, trabalharam numa tipo de memória não coo um arranjo como é conhecido, mas em uma estrutura de dados conhecida como “árvore”, noticiado pelo MIT.

Cloud computing significa a terceirização de tarefas computacionais através da Internet, que por um lado possa dar aos usuários de computadores domésticos um poder de processamento sem precedentes e que as pequenas empresas possam usar de serviços de Web mais sofisticados, sem a construção de enormes bancos de dados em servidores.

Mas justamente esta terceirização pode levar a enormes problemas de segurança, como a nuvem é tratada como um condomínio, pode acontecer como citam no artigo de MIT apresentado num Simpósio Internacional de Arquitetura de Computadores, supondo um conjunto de servidores em nuvem para ter a execução de 1.000 aplicativos para clientes simultâneos, sem o conhecimento do exato serviço de hospedagem que é prestado, um desses aplicativos pode ter outra finalidade, a de espionar os outros 999.

No Simpósio Internacional de Arquitetura de Computadores recém acontecido junho, os pesquisadores do MIT descreveram um novo tipo de componente de hardware seguro, chamado Ascend, que misturam os padrões de memória de acesso a um servidor, o que torna impossível no caso de um atacante inferir nos dados que estão armazenados.

Mas talvez só as empresas poderosas e governos consigam usar isto, o que se discutem é quem pode controlar e não se o controle da informal é legal, vejam como todos os estados tratam Snowden, que fez a denuncia inicial de dados: algum país vai recebê-lo ?

Mas a solução no Brasil será o lançamento de um satélite brasileiro, dois cabos submarinos e a instalação de um Ponto de Troca de Tráfego (PTT) internacional, gostamos de coisas caras.