RSS
 

Arquivo para julho 17th, 2013

A sociedade em redes e o ser

17 jul

Diversos são os autores, a partir de Husserl e Heidegger NetworkToBeque reivindicam um retorno ao ser, a essência do homem e também sua relação com tudo o que está a sua volta, de certa forma também a natureza, embora esta ainda seja negligenciada.

Pode-se aprofundar este tema remetendo a Levinas e Ricouer, estes mais atuais, e também de certa forma a Habermas e Morin, mas queremos focar apenas nas “redes”.

Castells é um dos principais autores a descobrir este tema, principalmente se pensamos que ele escreveu em 1996, quando as “redes sociais” eram apenas esboços e não populares.

Num dos tópicos dos seus três volumes escreveu que a sociedade estaria cada ver mais estruturada numa bipolaridade entre a rede e o ser.

É surpreendente e sem dúvida uma profunda revisão antropológica e ontológica do ser, onde o ser humano deve vencer as resistências e obstáculos a uma sociedade emergente que seria a “sociedade em rede”.

Castells(*) capta algo essencial que é esta revisão ou mudança histórico do ser (e no ser que lhe escapa) que permitiria emergir uma nova sociedade, onde a sensação de isolamento e de falta de identidade, onde há uma falta de princípios e valores coerentes que possam orientar tanto o processo comportamental como definir diretrizes para uma nova vida de cada ser.

O autor parece colocar diante da sociedade o horizonte de uma humanidade verdadeira, e, assim, que mesmo assim não deixar desaparecer a tensão entre o ideal (que não é o virtual, porque não tem potencial de existência) e o real, que constitui a vida do homem como ser histórico.

O autor não orienta de modo ontológico para uma sociedade coletiva, onde os modelos, os atores e os locais da revolução tecnológica parecem equilibrar mecanicamente as consciências de modo a dar consistência e objetividade às raízes sociais da “revolução”.

Retomando os princípios iniciais, com toda a tecnologia, é na sociedade e no homem (por isto de modo ontológico) que toda a mudança e estrutura da sociedade deve emergir.

*Castells escreveu: A sociedade em Rede, ed. Paz e Terra.