RSS
 

Arquivo para outubro 1st, 2013

Ansiedade da Informação 2

01 out

O livro Ansiedade da Informação 2, eleva a discussão para um outro nível de responsabilidade do profissional que trabalhaAnsiedade2 com informação e que pode tornar esta informação mais fácil de compreendê-la se ela for adequadamente trata e compreendida em um determinado suporte, seja ele a Web, a televisão ou um simples jornal.

O autor passa por diversos contextos diferentes como negócios, comunicação em empresas, mapas, educação, design ou apenas conversas, e aponta que tornar esta informação inteligível pode não ser tão simples quanto parece, o livro traz reflexões importantes sobre usabilidade ou design, temas em destaque atualmente.

O livro está recheado de exemplos infográficos, contextos concretos retirados de revistas e acredito que o objetivo é informar o leitor diretamente e por isto este formato.

Não é um tutorial, nem apenas um livro conceitual, alguns poderão até se decepcionar neste aspecto, porém os conceitos estão lá, como por exemplo, ele define o arquiteto da informação como: “o “indivíduo que organiza padrões inerentes aos dados, transformando o que é complexo em algo claro”, coerente com a definição de Claude Shannon, que diz que a informação é aquela que ‘reduz a incerteza’.

O livro que é de 2005, encontrei também uma boa definição de empoderamento (empowerment): “significa passar direitos e responsabilidades aos colaboradores, dando-lhes voz ativa em su trabalho, assim com em negócios da empresa em geral.” (p. 191)

O importante deste livro como o primeiro, é entender que o que reduz a ansiedade é a compreensão, e devemos ter escolhas sobre o que lemos e aprendemos.