RSS
 

Arquivo para outubro 3rd, 2013

Revistas científicas em Ciências da Saúde

03 out

Está disponível on-line gratuitamente o livro: Revistas Científicas em Ciências da Saúde: Visibilidade,Livro Revistas na Saude forma e conteúdo, publicado pela Editora da Faculdade de Saúde Pública e Organizado mim e pelas pesquisadoras: Vânia Maria B. de Oliveira Funaro, Lúcia M. S. V. Costa Ramos e Rosane Taruhn e prefaciado pelo Dr. Flavio Fava de Moraes.

Na apresentação o Prof.  O livro não trata a questão das Revistas Científicas apenas como uma meta de divulgação de resultados para uma comunidade interessada. É muito mais, pois considera sua base teórica, conceitual, metodológica, comparativa, moderna e pedagogicamente impecável, o que só poderia ser obtido agregando-se aqui pessoas de comprovada capacitação nas temáticas selecionadas”.

Esclareço na apresentação que a adoção desta forma significa: “no caso da produção científica … a inclusão de leitores e consumidores de conteúdos em um processo que permite acesso ao ´capital distribuído´, ou seja, conteúdos na Web, ampliando e facilitando o processo de disseminação da informação”.

No primeiro capítulo as autoras analisam em que revistas, nacionais e estrangeiras, publicam os pesquisadores de alguns projetos financiados pela FAPESP, selecionados com critérios, na Biblioteca Virtual do Centro de Documentação e Informação da FAPESP.

O segundo capítulo analisa as Revistas brasileiras em Saúde Pública: aspectos de edição, forma e conteúdo, as autoras, integrantes do Grupo de Pesquisa em Comunicação Científica em Saúde Pública do CNPq, fazendo uma análise profunda de 22 títulos nacionais.

O terceiro capítulo traz as revistas brasileiras em nutrição: forma e temática traz importante contribuição para uma área ainda considerada incipiente no cenário brasileiro, a Nutrição.

O quarto capítulo traz as revistas brasileiras de Odontologia e seus canais de divulgação da pesquisa científica, trata do estado-da-arte das revistas científicas brasileiras de odontologia em relação à evolução das mesmas no decorrer dos anos interligada à qualidade, à indexação em bases de dados e sua à visibilidade internacional.

O quinto capítulo, os autores trazem as Revistas científicas da área de Enfermagem na América Latina e Caribe revela, em sua introdução, o profissional dessa área, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificada para o exercício da profissão, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos.

É só consultar a Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da USP no link indicado.