RSS
 

Arquivo para outubro 7th, 2013

Berners-Lee apóia DRM para html5

07 out

Um dos formatos fortes da Web está se tornando também um padrão para formatos textuais, o html5,drmHTML5 entretanto por ser um formato livre poderia ser difícil de controlar o DRM (Direitos sobre as cópias), entretanto Tim-Berners Lee declarou que isto pode ser controlado.

A notícia saiu no Zdnet, assim propostas para extensões criptografadas em mídias (EME, Encrypted Media Extensions) serão colocadas nas próximas extensões do HTML devido a críticas de vários grupos e ativistas sobre direitos digitais.

No início deste ano, 27 organizações, incluindo a Electronic Frontier Foundation e a Free Software Foundation, consideravam a especificação proposta anterior como “desastrosa” ao afirmarem que iriam mudar HTML para incentivar o uso de DRM.

Segundo o CEO do grupo: “Nós não caminhamos para padronizar os sistemas DRM proprietários, mas por outro lado nós não queremos que ele seja excluído da plataforma Web”.

EME teria um gancho para áudio, vídeos e outros conteúdos dentro do HTML , fornecendo um suporte para o gerenciamento de direitos digitais dentro do HTML o que evitaria cópias não autorizadas, por exemplo, de estúdios de cinema e músicos, e poderia até remover automaticamente os conteúdos da Web.

A especificação EME descreve uma interface de programação de aplicativos (API) que interagem com um arquivo protegido por DRM conforme a mídia usada,  e uma primeira versão de um editor foi publicado pelo grupo de trabalho HTML como rascunho de um editor, mas ainda não está aprovado pelo consórcio W3C.

Para facilitar o grupo desenvolve: “o compromisso em um conjunto de APIs abertas que dão uma estrutura padrão para trazer este conteúdo via plug-in, mas que pretende não padronizar o plug-in”, permanecendo assim a estrutura aberta a desenvolvedores.

A ideia é boa porque dá a opção a uma Web aberta de preservar os direitos autorais, naquilo que é mais básico para a Web que é o novo padrão html5.