RSS
 

Arquivo para outubro 15th, 2013

A vantagem de ser visível

15 out

O Facebook decidiu desabilitar um recurso de privacidade que permitia aos usuários limitarem quem podia encontrarFaceInvisible seus perfis pelas buscas dentro da rede social, ao mesmo tempo em que anuncia uma ferramenta de busca concorrente ao Google (veja nota no Globo), portanto a questão é a visibilidade, ao contrário do bom filme “A vantagem de ser invisível” que discute os adolescentes de hoje.

No ano passado, muitos internautas já haviam desabilitado, mas ela permitia que usuários a utilizassem para bisbilhotas perfis e relações na rede social sem ficarem conhecidos, é o que fazem muitos órgãos governamentais (veja o post anterior).

O Facebook justificou esta remoção informando que percentual “de apenas um dígito” dos cerca de 1,2 bilhão de membros que usavam o recurso, mas o fato é que este perfil podia ser usado para invasão de privacidade, crimes e “segurança”.

Os usuários podem continuar proteger sua privacidade limitando o público que terá acesso às suas postagens (apenas amigos, certos grupos ou todos os usuários, por exemplo) e também podem evitar postagens indesejadas e emitir sua opinião sobre campanhas negativas que invadiram a rede e tags também indesejadas.

Lembramos os usuários do “face” que pode-se tornar invisível campanhas que denigrem a imagem de alguém, de cunho fundamentalista ou simples bobagens, há uma ferramenta do lado de cada post para tornar estas coisas invisíveis.