RSS
 

Arquivo para outubro 23rd, 2013

Europa discute segurança de dados

23 out

DataProtectionO comitê do Parlamento Europeu para a privacidade digital, Libe, na sigla em inglês, aprovou nesta segunda-feira, um novo rascunho para as regulamentações a questão da privacidade, o documento dá sequência à uma grande iniciativa da Comissão Europeia por mais segurança de dados.

Em toda a Europa, os defensores da privacidade digital concordam que lá estão no caminho certo, pois é  urgente de endurecer a legislação para proteger os, usuários de internet.

Uma das regras é tornar mais visível o que aparece quase imperceptível sobre os seus dados, as cláusulas que estão geralmente escondidas nas condições gerais, ou são apresentadas como configuração padrão quando você se cadastra em algum site.

As empresas com sedes fora da União Europeia embora possam contornar as disposições vigentes de segurança de dados, elas deverão procurar os países com legislação mais flexível, o que fez a Irlanda e o Reino Unido destinos mais populares, mas a situação deve mudar com a adoção de regras iguais para todo o bloco.

Uma das regras propostas do Libe é que os usuários consigam apagar seus dados pessoais da rede com mais facilidade, claro sem permitir que sejam previamente armazenados.

Os usuários também terão  o direito de saber para quais empresas ou também agências governamentais seus dados poderão ser repassados, isto significa privacidade.