RSS
 

Arquivo para novembro 13th, 2013

Cristal de memória do Superman é criado

13 nov

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Southamptom, UK, criou um cristal capaz de armazenar informações digitais, em cinco dimensões, além das três convencionais do espaço, mais duas extras usando as nanoestruturas (estruturas no nível do átomo na ordem de 10CristalSuperHomem-9 m.

Estes dispositivos podem atingir a capacidade de  360TB de dados guardados, o equivalente a um milhão de vezes maior que um CD, por exemplo, de 360 GB, supondo que ele tenha um dispositivo de visualização e projeção, aquela memória da infância do Superhomem, seria praticamente possível agora.

Devido a semelhança com o filme, o dispositivo já é chamado de “cristal de memória do Superman”, pois lembra os cristais de memória do filme do Super-Homem.

Segundo o professor supervisor do projeto,  Pete Kazansky  é  “emocionante pensar que foi criado o primeiro ‘documento’ capaz de sobreviver à raça humana”, pois esta “esta tecnologia pode armazenar as últimas evidências da civilização: tudo o que foi aprendido não será esquecido”, e em condições normais manterá as informações por 1 milhão de anos.

O paper ‘5D Data Storage by Ultrafast Laser Nanostructuring in Glass’  foi apresentado na Conference on Lasers and Electro-Optics (CLEO’13) em San Jose, Califórnia.