RSS
 

Arquivo para dezembro 3rd, 2013

Aplicativos provocam polêmica

03 dez

Lançado oficialmente no Brasil a mais de duas semanas, o aplicativo Lulu já teve mais de 5 milhões de downloads, mas teve uma grande Sheakesparepolêmica, uma vez que permite que elas avaliem homens no anonimato, e já há diversos casos na justiça.

Na semana passada, como se fosse uma resposta ao Lulu, outro aplicativo foi anunciado, agora com avaliações feitas por homens, o Tubby.

As perguntas do Lulu são sobre humor, bons modos, ambição, comprometimento, aparência e, ainda, podem apontar qualidades e defeitos e no final se dá uma nota para o avaliado.

Os comentários feitos na forma comum de hashtags fazem referências a aspectos íntimos dos avaliados e este é um dos pontos mais de clara invasão de privacidade.

Há também hashtags ofensivas, como #MaisBaratoquePãocomOvo e outras indignas mesmo de serem mencionadas, algumas são preestabelecidas pelo aplicativo, podendo as usuárias só escolhem o que elas julguem mais adequado.

De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Amazonas, Alberto Simonetti, a Constituição preserva a intimidade das pessoas, e, “esse tipo de anonimato impossibilita que se identifique qualquer injúria ou difamação que possa acontecer, isto não pode subsistir”, mas o lamentável é o aplicativo continuar aí.

Já há muita piada na web, como a de Shakespeare, como um #Nerd do Teatro, que perdeu muitos pontos, mas o assunto é sério.