RSS
 

Arquivo para dezembro 9th, 2013

Acordo histórico em Bali

09 dez

A reunião da OMC (Organização Mundial do Comércio) em Bali, na Indonésia, em Bali2013quatro dias nesta primeira semana de dezembro, conseguiu desbloquear a Rodada de Doha, uma série de reuniões iniciadas em 2001, que visavam construir regras para tornar mais ágil o comércio entre os países e que estavam paralisadas desde 2008.

O brasileiro Roberto Azevêdo , assumiu as rédeas da organização em setembro, oteve também uma vitória pessoal, a ambição de melhorar os resultados de seu antecessor, Pascal Lamy, que era fazer a Rodada de Doha avançar.

O brasileiro.  diretor-geral da organização, declarou: “Pela primeira vez em sua história, a OMC cumpriu com suas promessas” e completou “Voltamos a introduzir a palavra ‘mundial’ na Organização Mundial do Comércio. Estou muito orgulhoso”.

Os impasses de Doha eram: a negociação entre seus 159 países de um pacote de novas regras de liberalização e facilitação do comércio- recusada dos EUA e Europa de discutir os subsídios a seus setores agrícolas, que desfavorecia os países em desenvolvimento basicamente agrícolas.

Mas também Europeus e americanos, criticam a resistência de outros países em ceder em questões como liberalização dos setores de serviços, proteções à propriedade intelectual e a concessão de preferência a produtos nacionais nas compras governamentais.

Penso que os acordos ainda são tímidos e tem um longo a caminho a percorrer, mas o passo conjunto dado em Bali é esperançoso para toda humanidade.