Arquivo para dezembro 12th, 2013
Alguns mitos MOOCs derrubados
Na quinta-feira passada (06/12) mais de 200 acadêmicos de instituições de todo o mundo se reuniram em uma conferência organizada pela Universidade do Texas em Arlington para ouvir os resultados preliminares sobre a Iniciativa de Pesquisa MOOC, um programa de concessão financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates e administrado pela Universidade de Athabasca no Canadá.
Diversas instituições receberam de US$ 10 a US$ 25 mil para examinar como os MOOCS (Educação Massiva On-line) pode modificar o ensino superior e os resultados estarão na próxima edição da International Review of Research in Open and Distance Learning, conforme antecipa o site Inside Highred .
“Os dados emergentes … mostram que Cursos On-line Massivos Abertos (MOOCs) têm relativamente poucos usuários ativos, e que ‘engajamento’ do usuário cai drasticamente, especialmente após as duas primeiras semanas de um curso, e que poucos usuários claramente persistem até o fim”, pode ser lido num resumo do estudo.
Isto derruba o mito que estes cursos atingiriam alguns milhares de alunos.
Mas outras expectativas se mantiveram: o custo de produção MOOC. que pode chegar a centenas de milhares de dólares para criar “classes” de MOOC que são consumidas e produzidas por instituições MOOC criam dois grupos de problemas, o primeiro é o de não querer parecer elitista, enquanto o segundo é gerar conteúdos rejeitados até mesmo pelos próprios membros do corpo docente.
Christopher Brooks, pesquisador da Universidade de Michigan School of Information disse “talvez isso pareça óbvio”, afirmou “Muitas coisas parecem óbvias, em retrospecto”, mas o principal problema não é mesmo o financiamento.
“Como é que vamos fazer esta coisa incrível e obter nossas ideias vindas de todo mundo e não ir à falência? This is the challenge.” Este é o desafio. ” disse Akiba Covitz, vice-presidente sênior de relações estratégicas para Parcerias Acadêmica, referindo-se ao MIT e Harvard.