RSS
 

Arquivo para dezembro 26th, 2013

Cientistas pesquisam retardar envelhecimento

26 dez

Em pesquisa publicada na quarta-feira passada na revista Nature, pesquisadores da ClinicaRatos Mayo de Rochester, Minnesota, afirma que é possível “limpar” o corpo de células senescentes que promovem o envelhecimento de tecidos, a equipe é liderada por Daren J. Backer e Jan M. van Deusen, abrindo caminho para controlar doenças relacionadas à idade.

Em experimento feito em ratos, os cientistas identificaram a região do cérebro que regula o crescimento, a reprodução e o metabolismo, e identificaram forma de regular a deterioração física das células, que dão a aparência física de envelhecimento.

A equipe consegue acelerar ou retardar o envelhecimento em ratos, controlando na região do cérebro chamaada NF-kB, regulando os níveis dos hormônios chamados de GnRH, que também são ligados à produção de neurônios, e controlando a neurogenese  destes neurônios.

A expectativa é que sejam criadas terapias relacionadas ao envelhecimento de células, o que não eliminam novos remédios para aumentar a longevidade da vida, mas não faltam exagerados que pensam na imortalidade do homem.