RSS
 

Arquivo para fevereiro, 2014

Produção de textos e tecnologia: um diálogo

28 fev

EscreverTextosO trabalho é da pesquisadora Melina Aparecida Custodio, orientada pela Professora Roxane Rojo do IEL, Instituto de Estudos Linguísticos da Unicamp, que percebeu que o conhecimento individualizado, hierarquizado, não motivava os alunos.

Observando como os jovens interagiam na internet, e trabalhando com o gênero narrativo, decidiu utilizar habilidades colaborativas e conhecimentos que fazem parte de seus universos para produção de textos e percebeu que obtinha maior sucesso no envolvimento deles.
Sem desprezar questões sociais e culturais que estão nos diversos usos da linguagem, para ela “vem bem a propósito a discussão do papel do professor, que frente a esse panorama, não pode mais ter sua função reduzida à transmissão de informações”, segundo o site da Unicamp.

No desenvolvimento do tema “Produção escrita na escola, novas tecnologias e culturas da juventude: diálogos possíveis” de dissertação de mestrado, ela concluiu que a mudança de postura dos alunos emerge quando eles próprios alunos assumem o papel do professor e pode manifestar-se sobre os erros dos colegas, como os relacionados à norma culta da língua.

 

Mais um smartphone open-source

27 fev

UbuntuA conhecida versão do Linux, sistema operacional open source, construído nos anos 90 por milhões de hobbistas que se uniram a Linus Torvalds, e criaram um fenômeno crowdsourcing, uma versão popular chama-se Ubuntu.

 

Ubuntu é uma palavra africana que significa “estar com os outros”, agora quer lançar também seu smartphone e concorrer nos disputadíssimos mercados europeu e chinês, é o que afirmou seu diretor Mark Shuttleworth, ao CNET News.

 

O sistema operacional chama-se Canonical, devido a empresa que mantém o Ubuntu.

 

Os celulares serão fabricados por uma parceria entre as empresas espanholas bq e a chinesa Meizu, e estarão disponíveis para todo o mundo no terceiro semestre deste ano.

 

O diretor afirma que o design será atraente e que comparado ao sistema operacional Firefox, seu concorrente direto no mercado open source, é mais rápido.

 

A venda do WhatsApp ao Face

26 fev

Apesar da venda do WhatsApp ao Facebook, os serviços não deverão ser integrados, é o que afirma também um dos criadoresWhatsFace do aplicativo Jan Kou, vendido por U$ 16 milhões, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, dando exemplo de outras integrações que não deram certo, como o Geocities, Flickr e Altavista.

O executivo disse que a equipe do WhatsApp é pequena, com apenas 55 pessoas, e que o aplicativo continuará operando da maneira como opera hoje, mantendo a privacidade dos clientes, sua grande marca de negócios que fez muita gente migrar de outros mensageiros.

No entanto, o executivo que ajudou a estabilizar o sistema, que ficou fora do ar no sábado, disse que a anuidade poderá subir dos atuais U$ 0,99 por ano, o que é péssima noticia.

O aplicativo tem 450 milhões de usuários, com o mais alto crescimento diário de um aplicativo,  uma média de 1 milhão de novos clientes a cada dia, e permite o envio de mensagens de texto, fotos, vídeos e áudios por celular.

Os usuários aguardam, de olho, as mudanças que o Facebook poderá fazer.  Um amigo acaba de postar e fazer funcionar o Viber (ligação telefônica) com WhatsApp.

 

Bitcoin: a moeda digital

25 fev

BitcoinEmbora pensada como moeda, com todos as nuances de uma moeda, variação de câmbio e cotações, na prática funciona como sendo fichas virtuais, e seu valor depende da quantidade de pessoas que estão dispostas a trocá-las através da internet.

 

Usadas principalmente em games, muitas vezes deve-se pagar em alguma moeda nacional para comprar itens de um game, também é possível processar transações em Bitcoin através de um procedimento chamado “mineração” onde o computador resolve  um problema matemático difícil obtendo uma solução de 64 bits.

 

Isto é diferente porque se trata da primeira vez na história que um procedimento intelectual “puro” é recompensado em dinheiro sem qualquer  equivalente real.

 

É a mineração e não os bancos que administram os Bitcoins, como  o número de moedas é limitado e a procura tem aumentado a moeda tem sido valorizada.

 

Já houve roubos de Bitcoins, como o ocorrido com a empresa MTgox (veja na revista Wired) e isto chamou a atenção de órgãos reguladores, que se foram de fato poderá tornar a moeda “legal” e comercializável em vários meios sociais.

 

Celular de software livre a U$ 25

25 fev

É o que promete a empresa chinesa Spreadtrum de MobileFirefoxcomponentes para celulares e computadores e celulares, mas que ainda não tinha seu próprio aparelho, agora deve entrar mercado mobile com o processador SC 6821.

O aparelho foi apresentado nesta segunda-feira durante a feira Mobile World Congress, em Barcelona, com tela de 3.5 polegadas HVGA, Wifi e Bluetooth.

Com uso do ambiente Mozila Firefox, o aparelho tem câmera e rádio FM integrado no seu circuito, e virá com aplicativos de acesso livre na Web e promete a melhor interface com HTML 5.

Entre os diversos aplicativos que já tem uma versão para o Firefox OS, estão redes sociais como o Facebook, o Pinterest e o Twitter ,   o canal de vídeos Youtube, os apps de navegação EverNav e HERE, o chat LINE e a plataforma de áudio SoundCloud.

Os hobbistas e desenvolvedores de software livre aguardam e agradecem.

 

Wikipédia impresso !

24 fev

A editora PediaPress quer imprimir mil livros do Wikipédia emWikipedia inglês, a edição online tem mais de 4 milhões de artigos só neste idioma, e seu objetivo será arrecadar por crowdfunding US$ 50 mil, e cada exemplar deverá ter 1.200 mil páginas.

Os livros serão exibidos na Wikimania de Londres, uma conferência anual da comunidade Wikipédia, e como pretende fazer mil cópias, em impressão de frente e verso deverá chegar a 600 mil folhas de papel, mas a empresa garante que usará arvores de florestas sustentáveis para o papel e a capa dura.

A participação no projeto é feito pelo site Indiegogo, de financiamento coletivo, a editora é sediada na Alemanha, e tem 47 dias até o evento para atingir o valor, entramos no site e no momento deste post, havia pouco mais de U$ 10 mil arrecadados.

 

Liberação da Ucrânia

22 fev

De acordo com o jornal The Guardian, uma fotografia surgiu deTimoshenko Yulia Tymoshenko, aparentemente, a bordo de um avião com destino a Kiev.

Seu sorriso revela claramente prazer em sua libertação inesperadamente rápida de encarceramento.

O parlamento aprovou o impeachment do presidente Viktor Yanukovych e convocou eleições em 25 de maio.

Os manifestantes permanecem na praça e há notícias de que o presidente está na cidade na fronteira com a Rússia.

 

Ucrânia urgente: violência não !

21 fev

Os protestos na Ucrânia tiveram início no mês de novembro depois que o presidente cedeu á pressão da Rússia e Ucraniadesistiu de um tratado comercial com a União Europeia, sendo que a maioria da população era a favor da União Europeia.

.

Os protestos recrudesceram, e o governo endureceu usando armas letais em muitas manifestações, já há uma lei votada no congresso para não uso destas armas, mas depende da sanção do governo que não o fará, a não ser sobre preção internacional.

 

Ontem houve uma violência repressão e o número de mortos varia, conforme as fontes de 25 a 100, a manifestante ucraniana Olesya Zhukovskaya, 21 anos, anunciou numa rede social popular da Ucrânia e no Twitter a frase “estou morrendo”, após ser baleada no pescoço pelas forças de segurança do governo.

 

Um vídeo chamado ‘I am an Ukranian’ [Eu sou uma ucraniana] difundido no YouTube tornou-se viral nas redes social, explicando a luta dos ucranianos contra a tirania no país e que eles poderão ter a internet e a telefonia bloqueadas.

Mas o massacre em praça pública ontem em Kiev na Ucrânia ganhou publicidade mundial, a união europeia já começou a se manifestar impondo sanções ao país.

 

Revista Forbers e hackers

20 fev

LinkedinHackers supostamente ligados ao governo Sírio teriam invadido o site da revista Forbes, alterado reportagens do blog e capturado mais de um milhão de dados que a revista tem, uma vez que ela é especializada em economia e divulga alguns dados das grandes fortunas.

As informações foram depois publicados por uma conta deste grupo no Twitter e confirmado pela Forbes em sua página no Facebook, mas a Forbes não disse exatamente qual volume e os dados que foram roubados, apenas aconselhou os usuários a trocarem a senha.

O grupo já teria realizado 25 ataques e há especulações que poderia realizar um ciberataque em conjunto com o Irã aos Estados Unidos.

A revista Forbes por sua vez tinha recentemente lançado um ranking as empresas de midia digital, destacando a empresa Linkedin, ficando o Facebook em segundo lugar e a Apple no terceiro.

O ranking leva em consideração só empresas que tenham lucro superior a US$ 150 milhões ou mais, tenha valor de mercado mínimo de U$ 500 milhões e tenham ações na bolsa, por isto não aparece o Twitter, e o Google aparece apenas em 17o. lugar.

 

Hamburgo quer ser cidade verde

19 fev

HamburgUm plano ambicioso de tornar-se a primeira cidade totalmente  sustentável do planeta, a cidade alemã de Hamburgo que já havia sido de nominada a Capital Verde Europeia em 2011, agora quer ter os incríveis 27 quilômetros quadrados de espaços verdes novos na cidade.

 

Espera como resultado que toda a cidade resistente a inundações, causadas pelo aquecimento global, fornece conectividade suficiente para caminhar a pé ou andar de bicicleta em praticamente toda a cidade, além de tornar o carro opcional em 20 anos.

 

A porta-voz do departamento de planejamento urbano e meio ambiente Angelika Fritsch, afirmou ao jornal The Guardian:

“[O plano] vai ligar parques, áreas de lazer, parques infantis, jardins e cemitérios por caminhos verdes. Outras cidades, incluindo Londres, têm anéis verdes, mas a rede verde será única na cobertura de uma área da periferia para o centro da cidade. Em 15 a 20 anos você vai ser capaz de explorar a cidade exclusivamente em bicicleta e a pé.”

 

Planos de sustentabilidade são possíveis para governantes conscientes.