RSS
 

Arquivo para fevereiro 14th, 2014

America Latina: novos empreendedores ?

14 fev

É o que diz o BBC on-line, afirmando que as riquezas naturais podem impulsionar estes países, citando: oCinePapaya petróleo da Venezuela, com o cobre do Chile, soja argentinos, bananas do Equador, prata mexicana, e madeira a do Brasil (sic!), e completa: “a vasta região é abençoada com uma fabulosa variedade de matérias-primas do mundo quer e precisa”.

 

Enquanto os países da Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE) gastam uma média de 2,4% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa e desenvolvimento, no Chile e no México, os únicos dois membros latino-americanos do clube, o número é de 0,4%, In other countries of the region it’s even lessmas em outros países (incluindo o Brasil) da região ainda é muito pouco.

 

Porém felizmente, o jornal diz que isto está mudando: this is all starting to change.

“Até recentemente, o empreendedorismo no Peru era uma questão de sobrevivência”, diz Gary Urteaga, um empresário peruano. “People started their own businesses because they couldn’t get a job. They’d sell sandwiches in the streets and wash cars. “As pessoas começaram seus próprios negócios porque eles não podiam conseguir um emprego. Eles vendiam sanduíches nas ruas e lavavam carros”, segundo ele: “Mas agora, pela primeira vez, as pessoas estão optando por ser empresários.”.

 

Na Colômbia, uma start-up médico chamado Keraderm ganhou financiamento do Estado para desenvolver uma nova tecnologia para enxertos de pele.

Vivek Wadhwa, um empresário de tecnologia norte-americana que foi conselheiro do governo chileno em empresas start-ups no Chile, diz: “a cultura está mudando.”