RSS
 

Arquivo para março 19th, 2014

Ouvindo o Big Bang

19 mar

Nesta segunda feira (17/03) os cientistas do Centro de Astrofísica (CfA), doBigBang Instituto Harvard Smithsonian, obtiveram a “primeira evidência direta da inflação cósmica”, ou seja o “ruído” da explosão que deu origem ao universo a 14 bilhões de anos atrás.

 

Estas observações foram feitas num telescópio no Polo Sul e significa que a existência destas ondulações de espaço-tempo, um eco do Big Bang, que aconteceu na primeira fração de segundo da existência de todo universo, cuja expansão é chamada “inflação cósmica”, mas que até hoje não havia sido observada.

 

A existência destas ondulações de espaço-tempo, primeiro eco do Big Bang, demonstra que experimentalmente que houve esta expansão extremamente rápida do universo na primeira fração de segundo de sua existência, uma fase conhecida como inflação cósmica.

 

Segundo John Kovac, professor de astronomia e física no CfA,: “A detecção destas ondulações é um dos objetivos mais importantes da cosmologia na atualidade e resultado de um enorme trabalho realizado por uma grande quantidade de cientistas”.