RSS
 

Arquivo para abril, 2014

Auxilio à privacidade do usuário comum

30 abr

O professor assistente de Ciência da Computação da Universidade de Princeton, propôs um sistemaSecurityHelp de “alerta de privacidade” para saber quando escolhas habituais de privacidade dos usuários e notifica-los com medidas mais adequadas quando estiver sobre ricos.

 

Isto porque a maioria de usuários não estão preocupados o suficiente para buscar e obter informações sobre como deve usar adequadamente os recursos de maior privacidade deixando de ficarem expostos nas redes sociais, ou as vezes acham demorado demais.

 

O professor explicou no seu blog, que desenvolveu o primeiro “rastreador de vulnerabilidade” parecido aos trackers (farejadores) de segurança, afirmando “Cada ameaça à privacidade será marcado como de acordo com a gravidade”, incluindo os passou que o usuário deve tomar.

 

O professor esclarece que “as ideias neste post não são fundamentalmente novas, mas descreve como a ferramenta poderia funcionar e espero encorajar pessoas a trabalharem com ela”, mostrando-se aberto a colaborações.

 

Novo MacBook é lançado

29 abr

Segundo o site 9to5mac,  um novo o MacBook Air já estará a venda nas lojas da Apple MacAiramericanas trazendo como principal novidade os novos processadores Haswell da Intel, um chip que melhora o desempenho do Mac e não consome tanto a bateria.

 

Conforme fonte do site, a companhia que tem agora Tim Cook a frente, lançará nesta terça-feira já na parte da manhã, Macs de 11 e 13 polegadas com foco no Mac Air.

 

Ainda segundo a informação publicada, as lojas tiveram um recebimento de grandes quantidades do produto nos Estados Unidos, anunciadas no modelo simples a U$ 899.

 

Os novos modelos tem o processador i5 1.4GHz dual-core Intel com 4GB de RAM e com storage de 128 GB ou 256 GB nos modelos de 11 e 13 polegadas, mas trará também as opções  de 1.7 GHz dual-core Intel Core i7, 8GB de RAM, e 512GB de flash storage.

 

Nova “arena” virtual

28 abr

ArenaVirtualA China está investindo de  meio milhão de dólares para fazer a primeira arena mundia l para jogos virtual, a construção da MLG Arena faz parte de um investimentoda cidade, o “Creative Cultire City”   na cidade Zhuhai, na ilha Henggin, na China.

 

As grandes finais de games virtuais como o “League of Legends”, “Dota 2”, “StarCraft” ou “Call of Duty” já acontecem em estádios, com toda a pompa que um grande evento esportivo merece.

 

No ano passado, a Riot Games marcou o mundo dos esportes eletrônicos com a final mundial do campeonato de “League of Legends” num estádio de basquete nos EUA (Staples Center, Los Angeles), algo que deu maior legitimidade para o agora chamado e-sport.

 

Neste ano a empresa vai chegar no mercado nacional trazendo a “Final Regional Brasileira de League of Legends de 2014” para o Maracanãzinho, e já há estudos para outros eventos nacionais.

 

A previsão para inauguração na China da MLG Arena, primeiro estádio exclusivo de e-Sports do mundo, será em 1917 num espetáculo para 15 mil espectadores.

 

 

Lei avançada e realidade atrasada

25 abr

Apesar da modernidade do Marco Civil, do avanço que representa como modelo para o Nivel Sinalmundo, a internet brasileira tem qualidade de sinal ruim e preço elevado.

 

O estado da Paraíba foi pioneiro em tentar reagir a esta situação, a Lei 10.058/2013, da Paraíba, mas houve uma imediata reação Associação das Operadoras de Celulares (Acel) que ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin 5098) contra esta Lei.

 

Esta lei obrigaria as operadoras de telefonia móvel a fornecer ao consumidor, no município em que for comercializada a linha, quando solicitado por este, mostraria um prospecto contendo informações sobre sua área de cobertura. Devendo conter a classificação da qualidade do sinal, com quatro cores indicando o sinal (nenhum, ruim, bom ou excelente).

 

A Acel afirma que a possibilidade de que os estados legislem sobre o tema significaria, permitiria que  “a criação de inconcebíveis desigualdades entre os usuários do serviço”, mas a falta de uma Lei federal faz com que os estados tomem algum tipo de iniciativa para proteger a igualdade no estado.

 

O que as operadoras querem é nivelar por baixo, manter a igualdade do sinal ruim a preços muito altos, elas poderiam nivelar com o mercado internacional, seria muito bom.

 

Começa o NETmundial

24 abr

Com destaques para os discursos de Tim-Berners-Lee que elogiou a aprovação do NetMundial2Marco Civil feito pela Câmara e Senado brasileiro e sancionado exatamente no dia que se iniciou o evento, que contou ainda com as presenças e discursos de Vint Cerf, criador dos protocolos TCP para internet e representante da Google, e também da presidenta do Brasil Dilma Roussef que tentou capitalizar o Marco Civil, que é uma conquista de muitas entidades e militantes digitais.

Representando o setor privado Vint Cerf, vice-presidente da Google também fez elogios à promulgação da Constituição brasileira para a Internet, Cerf defendeu a “governância multissectorial” da web. “[…] os protocolos de Internet devem estar disponíveis livremente e abertamente a qualquer interessado, sem nenhuma barreira de adopção e uso”, mas a neutralidade não foi enfatizada, sendo um dos ganhos do Marco Civil.

 

Os progressos na legislação brasileira são contestados por setores com interesses privados, e o desejo de orgãos de inteligencia os quais retiveram dados de muitos países que foram alvo de espionagem pela NSA, com os Estados que controlam o acesso e o conteúdo da Internet.

 

A esperança é que o evento abra caminho para uma “governança aberta, participativa, multipartida, tecnologicamente neutra, sensível aos direitos humanos e fundada nos princípios de transparência e de responsabilidade” confirme afirma um dos documentos do evento.

 

Encontro de internet acontece em SP

23 abr

O encontro mundial Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet,NetMundial o NETmundial, sobre governança da internet, com contribuições elaboradas desde 7 de março deste ano, estará sendo realizado no Grand Hyatt Hotel de São Paulo com transmissões pela internet.

O NETmundial teve 188 contribuições de conteúdos, vindas de 46 países diferentes, e terá discussões em dois dias de encontro, com representantes da sociedade civil, do setor privado, da academia e da comunidade técnica global e foi elaborado um documento de referência do evento.

 

 

O NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet – totalizou 188 contribuições de conteúdo recebidas, de 46 países diferentes. Os documentos, que irão alimentar as discussões realizadas durante os dois dias do encontro, foram enviados por representantes da sociedade civil, do setor privado, da  academia e da comunidade técnica global,  contendo considerações sobre os dois tópicos que serão abordados: “Princípios de Governança da Internet” e “Roteiro para a Evolução Futura do Ecossistema de Governança da Internet”. As contribuições de conteúdo foram recebidas até o dia 7 de março.

 

O volume de participação por setores foram: entidades da sociedade civil organizada contribuíram com 31% do total, empresas privadas com 23%, instituições de governo com 15%, comunidade acadêmica com 11% e comunidade técnica com 8% e existem alguns princípios já elaborados, como aqueles feitos pelo CGI.

 

O encontro é organizado em uma parceria entre o CGI.br e /1Net. Mais informações: www.netmundial.org #netmundial2014.

 

Mobile-pagamento cresce no exterior.

22 abr

Ainda está no começo no Brasil, mas o pagamento com dispositivos móveis estáMpayment em estágio bastante avançado pelo mundo.

 

Em muitos países desenvolvidos, como Coreia do Sul e Estados Unidos, o telefone celular substitui cartão de crédito, ingressos de atividades culturais, lojas e até passe de metrô já são usados.

 

Segundo a consultoria Gartner, o pagamento móbile, já chamado de M-payment deve ter movimentado US$ 235,4 bilhões no ano passado, 44% a mais do que em 2012, crescendo nesta ordem poderá chegar próximo aos US$ 400 bilhões este ano.

 

Com um número estimativo de 245 milhões de pessoas utilizariam smartphones e tablets para realizar compras, transferir dinheiro e fazer pagamentos com essa tecnologia.

 

Também é comum no exterior o uso do celular como comprovante para entrada em shows, partidas esportivas e nos aeroportos, compra-se o ticket e o usuário recebe em seu smartphone um código de barras ou QR code que usa para entrar no evento.

 

Na Coréia do Sul e Japão está compra muitas vezes dá descontos.

 

A Páscoa que temos e a que queremos

19 abr

A primeira Páscoa segundo dados históricos ocorreu aproximadamente há 3.500 anos,SerDiferente em hebraico Pessach, significando que cada família hebreia devia sacrificar um cordeiro e molhasse os umbrais das portas com o sangue do cordeiro, significando que as 10 pragas do Egito não deveriam atingir a pessoa que ali morasse.

 

Os cristãos ao perderem Jesus em período de Pascoa, deram um significado novo, sendo ele próprio o cordeiro oferecido em sacrifício, preso após a última ceia e morto na sexta-feira por isto chamada da Paixão, teve no sábado (chamado de Aleluia, alegria) a passagem da morte para a vida, mas a ressurreição para a vida em tempos de crise pode ter novo significado.

 

A aceitação das imperfeições e diferenças humanas, das pessoas que pensam e que tem outra cultura, por origem diferente da cultura dominante é para qualquer senso de justiça, um ponto obrigatório na transformação que ainda ensaiamos os primeiros passos.

 

A Páscoa é nestes tempos, a necessidade de opções de passagem do pensamento hegemônico, ideológico, econômico e político para um pensamento novo e criativo capaz de estar aberto ao diferente e este tempo se aproxima, a ressurreição e a vida plena virá.

 

Os cruxificados de nosso tempo

18 abr

Para ter inimigos não é preciso declarar uma guerra, basta dizer o que pensa, declarouPobreza Martin Luther King, ele acabou sendo morto em 1968, quatro anos depois de recebeu o prêmio Nobel da Paz em 1964, ele combatia a desigualdade racial nos Estados Unidos.

 

O princípio de Mohandas Karamchand Gandhi  do Satyagraha, frequentemente traduzido como “o caminho da verdade” ou “a busca da verdade”, também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, também havia inspirado Luther King (a operação no Brasil com este nome prendeu vários banqueiros em 2004).

 

Ghandi conseguiu com este princípio liberar a India do imperialismo britânico, mesmo em meio a guerra Ghandi propôs uma luta pacífica para liberar seu pais, mas em 1942 ele e diversos outros lideres indianos foram presos.

 

Em 15 de agosto de 1947 a Índia torna-se independente e Nehru é nomeado primeiro-ministro, mas em janeiro de 1948 Gandhi é assassinado por Nathuram Godse, por permitir a separação do Paquistão e ainda pregar que sejam pagas as dívidas aos muçulmanos.

 

O pacifismo não é uma sujeição aos opressores, mas uma forma de não usar os métodos dos dominadores, dos poderosos e donos do poder.

 

Jesus foi morto em uma morte tão horrenda, que as descrições dizem que era irreconhecível como um ser humano, porque não fez nenhuma concessão a nenhuma forma de dominação, e ao proclamar-se Filho de Deus atraiu também o ódio dos religiosos do seu tempo.

 

É tempo do poder da pessoa comum, dos imperfeitos e do homo sacer (os excluídos dos direitos civis), é tempo de  Satyagraha.

 

A mesa profana e a santa

17 abr

 

O festim de mega-corrupções e mesas fartas dos abastados do país contrastam com aOsComedoresBatatas mesa pobre daqueles que dependem de alguma esmola social para matar a fome, em geral com uma alimentação sub-nutricional.

 

O autor Jean Marc Albert, em seu livro “Às mesas do poder – Dos banquetes gregos ao Eliseu” , vai desde os banquetes do período clássico grego, até a mesa, manifesto do classicismo do período do auge do poder burguês, mas não é diferente de nossos dias.

 

O clássico da antiguidade “O Banquete” de Platão é na realidade um é diálogo escrito por volta de 380 a.C. com uma série de discursos sobre o amor (eros) que juntamento com Fedro, constituiem os dois principais diálogos de Platão em torno do tema Amor, mas este em sua face eros.

 

Os festins medievais eram exagerados e demorados, haviam até intervalos para tomar banho e fazer massagem, desde o período da decadência romana haviam os vomitórios, para possibilitar a continuidade dos excessos à mesa, porém a grande maioria da população passava fome.

 

Os banquetes também eram famosos no período do classicismo, é famoso o quadro “Os comendores de batatas” (1885), onde faz uma releitura dos traços de Millet, pertencente à primeira fase da pintura do artista.

 

O Banquete da Quinta Feira santa, é um banquete de sacrifício, uma despedida de Jesus de seus discípulos, quer deixar um memorial de sua vida terrena e pedir que façam isto em sua memória, não é um banquete de poderosos, de abastados e de corruptos, aliás será o representante destes que entregará seu Mestre.