RSS
 

Arquivo para maio, 2014

Quem foi o inventor do GPS

30 mai

InventGPSFoi Roger Lee Easton Sênior, que  morreu aos 93 anos de idade em 8 de maio deste ano, em sua residência em New Hampshire, Estados Unidos. Segundo o site Business Wire, o americano nasceu em 30 de abril de 1921 e se formou como fís

Ele se formou como físico no Middlebury College, e trabalhou no Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA, com sensores de radar e sistemas de pouso durante a Segunda Guerra Mundial, muito dos pilotos automáticos em avião se deve a pesquisa dele.

Em 1955 ele ajudou a criar o “Projeto Vanguard” um programa de satélite embrionário do GPS, que seria usado nos satélites orbitais anos depois, que possibilitaria uma revolução na comunicação, talvez nem a internet existisse sem estes avanços.

 

O projeto dos anos 60 também teria impacto futuro em nossas vidas, o cientista trabalhou relógios de alta precisão em vários satélites, chamado de “Timation for Time-Navigation”, que também poderiam ser usados para determinar a localização exata de uma pessoa no chão, foi renomeado depois pelo departamento de Defesa dos EUA como “Global Position System” (Sistema de Posicionamento Global) ou GPS.

 

Easton obteve 11 patentes, a maioria ligada aos “sistema de navegação” registradas em seu nome, se aposentou em 1980 e no mesmo ano entrou na política e serviu dois mandatos como senador estadual em New Hampshire.

 

Tinha esposa, dois filhos, uma irmã e cinco netos.

 

Tráfego de dados nos estádios

29 mai

Entre os vários atrasos da Copa, um deles é o de Wi-Fi nos estádios, que daria acesso gratuitoWiFiCopa aos torcedores, segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), como não houveram autorizações, o que prova que o problema é mesmo de gestão,  não foram instaladas as estruturas necessárias para Wi-Fi nos estádios de São Paulo, Curitiba, Recife, Fortaleza, Natal e Belo Horizonte.

 

Mas o que o sindicato não conta é que estão já sendo comercializados serviços 4G, privilegiados o que fere o aspecto de neutralidade do Marco Civil, em alguns estádios, quer dizer, fazer o consumidor pagar mais por um serviço que seria gratuito.

 

Segundo o presidente da Vivo e ex-presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), Antônio Carlos Valente a telefonia móvel de quarta geração (4G) já adotou algumas “soluções paliativas” nos aeroportos Santos Dumont e do Galeão (do Rio de Janeiro), em Congonhas (São Paulo), Salvador, Fortaleza, do Recife e de Brasília.

 

Devido o volume de jornalistas, e também um número crescente de usuários que certamente querem guardar fotos nos momentos dos jogos, o volume de dados poderá ser imenso e a Copa do Mundo de 2014 poderá devido ao volume grande, ter  problemas na rede nas partidas.

 

Pode ser o início de queda do Face

28 mai

A notícia que o Facebook vai lançar anúncios de vídeo em suas páginas faz muitos analistasFaceVideo imaginarem que isto pode ser o início de sua queda, os usuários já dizem isto.

 

Os anúncios em vídeo que  permitem aos anunciantes mostrarem comerciais como os da TV aos usuários de uma mídia da rede social  vai acontecer na Grã-Bretanha, Brasil e cinco outros países, conforme notícia da Reuters.

 

Esta medida significa um aumento expressivo dos novos produtos publicitários do Facebook, embora os analistas avaliem que a companhia vai obter uma fatia maior nos orçamentos publicitários, eles não estão avaliando o impacto nos usuários.

 

Serão anuncios de 15 segundos que devem aparecer no feed de notícias dos usuários e serão abertos automaticamente com o som mudo a menos que o usuário clique neles, mas ficarão no movimento automático nos mínimos, não tendo opção de pular.  

 

Nos Estados Unidos em março isto era feito para um pequeno grupo de anunciantes que incluíam  a Progressive seguros e a emissora de televisão NBC, uma unidade da Comcast.

 

Mas o perigo do mercado existe, muitos como eu pensam em desativar o Face.

 

Enigma de estrelas magnéticas resolvido

27 mai

Junto com a partícula de Higgs, descoberta o ano passado num experimento do CERN,Magnetares agora astrônomos europeus podem ter desvendado uma outra parte do quebra cabeça da Física,, com observações feitas a partir do sistema de telescópios VLT, no norte do Chile, o enigma de estrelas com um campo magnético fenomenal que as torna os “ímãs mais potentes” no Universo.

Os magnetares ou estrelas magnéticas, dos quais haveria apenas por volta de vinte na galáxia, são “estranhos remanescentes muito densos” de supernovas que colapsaram devido à sua própria gravidade. No geral, este fenômeno costuma dar origem a um pulsar (estrela de nêutrons) ou a um buraco negro.

Mas, às vezes, surge “uma forma incomum e muito exótica de estrelas de nêutrons”, os magnetares, “objetos estranhos, pequenos e extraordinariamente densos” até o ponto de que “uma pequena colherada de matéria de estrela de nêutrons teria uma massa de aproximadamente um bilhão de toneladas”, explicou o Observatório Europeu Austral (ESO) em um comunicado.

E o magnetismo que emitem fazem deles os “ímãs mais potentes conhecidos no universo, milhões de vezes mais potentes que os ímãs mais fortes da Terra”, acrescentou.

Os astrônomos concentraram suas observações em um mangetar situado em um cúmulo estelar a 16.000 anos-luz da Terra, na constelação astral do Altar, que “pode ter nascido da explosiva morte de uma estrela com 40 vezes a massa do sol”.

Mas esta hipótese já era problemática, pois as estrelas tão maciças, ao morrer, colapsam e formam “buracos negros, não estrelas de neutrons”.

 

Os assuntos mais votados por outros eleitores ganham destaque no site.

26 mai

GovFacesEm tempos de redes sociais, também os políticos procuram as redes, não para vigiar ou fazer uma cultura militante de desgaste dos adversários, mas para colocar os políticos em diálogo, como fez o GovFaces, uma ferramenta de rede sociais, dedicada exclusivamente a assntos políticos.

 

A ferramenta foi lançada em março em Genebra, Suiça, e o site contava com perfis de 35 candidatos, de 12 países diferentes do parlamento europeu.

 

Com uso da ferramentas os usuários podem fazer perguntas e comentários públicos ou em

 

Os temas em geral são: direito do consumidor à atual participação da União Europeia na crise entre Ucrânia e Rússia, avaliação o desempenho do político, dando notas de 1 a 5 sobre temas como Educação e Saúde.

 

 

 

Facebook altera padrão de privacidade

23 mai

FacePrivacidadePara que usuários novos se lançassem na ferramenta de mídia de rede, havia um padrão de compartilhamento de informações maiores quando estes eram iniciantes, quando deveria ser o contrário, justamente por sua experiência, na ferramenta Facebook.

 

Segundo a agência Reuters, este novo padrão de privacidade que limita a audiência dos primeiros posts de novos usuários, foi implementada pelo Facebook de forma silenciosa já há algumas semanas e segundo o diretor de produtos da empresa Mike Nowak, foi um resultado das respostas de usuários, conforme notícia da Reuters.

Segundo nota da empresa nesta quinta-feira, o compartilhamento da atualização de status quando forem novos usuários, apenas será visível para amigos na configuração padrão.

 

Mas os usuários mais experientes podem continuar customizando suas configurações de modo que sejam vistas pela audiência que quiserem (grupos, pessoal ou pública).

.

A mudança na configuração padrão, implementada pelo Facebook de forma silenciosa algumas semanas atrás, é resultado das respostas de usuários, disse o diretor de produto da empresa, Mike Nowak, em entrevista à Reuters.

 

Isto reflete uma mudança de estratégia do Facebook sobre como tratar a informação com pessoas que compartilham nesta mídia de rede social com 1,28 bilhão de usuários.

 

Visões de 2025: um workshop

22 mai

Na terça-feira , um evento em  Washington DC, chamado “Computing Visions 2025: CogntiveAssistanteInteracting with the Computers All Around Us, reuniu jovens e uma  líderença da inteligencia acadêmica, governamental e da indústria, criaram um evento nos EUA, para pensar benefícios dos computadores do futuro.

Um dos idealisadores foi Limor Fix,  que tem um blog e promoveu o evento, ele era até recentemente um funcionário da Intel e agora é um diretor da Universidade Collaborative Research (UnCoR), uma concepção moderna de pesquisa colaborativa.

Foram pensandos dispositivos inteligentes que vão desde os dispositivos médicos incorporados no corpo humano, bio-sensores, dispositivos móveis , robôs e carros inteligentes que fornece recursos sociais poderosos com assistência cognitiva e física.

Assim, imaginando um cenário futurista, sistemas de computação ajudarão a criar: uma educação acessível e de alta qualidade, maior vigilância da saúde no dia a dia, auxílio para superar deficiências físicas, mental, cuidados mais acessíveis com idosos e o que melhor se possa pensar, com um transporte mais seguro e mais fácil de ajustarem-se aos comportamentos e hábitos quando necessários.

Para desenvolver essas assistentes inteligentes a interação entre as pessoas e computação se tornará uma multi-partidário interação pessoa-a- máquina. Interação Immersive terá lugar onde toque, gestos, fala, olhar, bio-dados, análise das expressões faciais, a interaçãocom objetos, localização, contextos, em ambientes que serão altamente interconectado.

Isto está sendo chamado de Sistema de Assistência Social, Cognitiva e Física, e que poderá estar integrado a maioria dos dispositivos presentes na vida das pessoas da próxima década.

 

Veja a física do século 20

21 mai

QuanticaAinda há que use a lei da ação e reação, o espaço e o tempo absolutos e a pior de todas as ideias que é a neutralidade científica, que esta independeria do observador e então do ser.

 

No início do século 20 foi criada a Física Quântica: Heisenberg, Einstein, Planck e Bohr entre outros trabalharam no modelo de partículas subatômicas, e um dos estranhos efeitos é que partículas podem se comportar como ondas (não matérias apenas) e podem estar em mais de um lugar ao mesmo tempo.

 

Em 1927 o alemão Werner Heisenberg propôs o princípio da incerteza, resultado do fato que ao medir interferimos na medição (portanto é impossível a neutralidade) e sendo as medições probabilísticas no mundo quântico, isto dificulta a medição do estado de uma partícula.

 

Um dos fenômenos mais conhecidos da Mecânica Quântica, no qual duas partículas, mesmo quando separadas por uma enorme distância, são afetadas mutuamente – ou seja, se uma se move, a outra se move na mesma direção. Einstein chamou isto de “assombrosa ação a distancia” (ou EPR – Einstein, Poldoski e Rosen), com este tipo de “emaranhamento” são feitos experimentos para criar computadores “quânticos” que serão supervelozes.

 

Para compatibilizar estes efeitos foi feito a Teoria das Cordas, criada para conciliar a física quântica e a teoria da relatividade geral,  ela sugere que partículas não são pequenos pontos, mas alguma coisa parecida a dobras em objetos unidimensionais, por isto são similares a cordas, capaz de unir todos os conceitos físicos (fóton, elétron, magnetismo e gravidade) e explicar o universo.

 

Google vai as compras de novo

20 mai

A fonte é o The Verge, depois das milionárias compras do YouTube e Motorola Mobile,Twitch a próxima poderá ser o gerador de streaming de vídeo Twitch, as cifras giram em torno de 1 bilhão de dólares, mas parece que o assunto ainda está sendo analisado.

 

O valor da oferta (que seria de 730 milhões de dólares, está na revista online da “Variety” apesar da gigante de busca já ter o serviço de vídeo YouTube, adquirido em 2006 por 1.6 bilhões de dólares, que é claro, será o serviço diretamente beneficiado ampliando a vantagem no mercado de vídeos.

 

O Twitch aoareceu em Junho de 2011, feito por Justin Kan e Emmett Shear, o atual  presidente executivo da “start-up”, que levantou 35 mil milhões de dólares na época. 

 

Entretanto um dos o negócio pode ser melado pelo departamento de Justiça norte-americano, já que a medida a aquisição do Twitch pode representar uma prática anti-concorrencia, e existem leis de proteção do mercado nos EUA.

.

O YouTube já é o maior “site” de compartilhamento de vídeos na internet, com mil milhões de utilizadores em todo o mundo, mas o Twitch vinha crescendo assim como o Vimeo, o principal concorrente do YouTube.

 

Impressoras 3D são sucesso em Xangai

19 mai

Na feira de tecnologia que se realiza em Xangai, as impressora 3D são sucesso, Impressora3Dembora os preços ainda sejam proibitivos e apenas empresas e universidades podem comprar.

 

Estas máquinas mais compactas e baratas permitem criar versões desses objetos tridimensionais de plástico, usando uma tecnologia de fios de plástico que são carregados por um tubo quente que esquenta o material antes da confecção até deixá-lo bem fino pronto para ser moldado.

 Os objetos  podem ser desenhados camada por camada formando um desenho 3D quando esse fio está quente e quase líquido, podendo usar programas especializado que façam desenhos em 3D, como o AutoCAD ou versões tridimensionais de software da Adobe.

Ainda o preço e o acabamento dos objetos são altos proibitivos para a maioria dos usuários que não possam fazer um grande investimento para ter uma impressora 3D, ainda que elas estejam reduzidas quanto ao tamanho e ao custo, ainda na casa de milhares de dólares.