RSS
 

Arquivo para maio 21st, 2014

Veja a física do século 20

21 mai

QuanticaAinda há que use a lei da ação e reação, o espaço e o tempo absolutos e a pior de todas as ideias que é a neutralidade científica, que esta independeria do observador e então do ser.

 

No início do século 20 foi criada a Física Quântica: Heisenberg, Einstein, Planck e Bohr entre outros trabalharam no modelo de partículas subatômicas, e um dos estranhos efeitos é que partículas podem se comportar como ondas (não matérias apenas) e podem estar em mais de um lugar ao mesmo tempo.

 

Em 1927 o alemão Werner Heisenberg propôs o princípio da incerteza, resultado do fato que ao medir interferimos na medição (portanto é impossível a neutralidade) e sendo as medições probabilísticas no mundo quântico, isto dificulta a medição do estado de uma partícula.

 

Um dos fenômenos mais conhecidos da Mecânica Quântica, no qual duas partículas, mesmo quando separadas por uma enorme distância, são afetadas mutuamente – ou seja, se uma se move, a outra se move na mesma direção. Einstein chamou isto de “assombrosa ação a distancia” (ou EPR – Einstein, Poldoski e Rosen), com este tipo de “emaranhamento” são feitos experimentos para criar computadores “quânticos” que serão supervelozes.

 

Para compatibilizar estes efeitos foi feito a Teoria das Cordas, criada para conciliar a física quântica e a teoria da relatividade geral,  ela sugere que partículas não são pequenos pontos, mas alguma coisa parecida a dobras em objetos unidimensionais, por isto são similares a cordas, capaz de unir todos os conceitos físicos (fóton, elétron, magnetismo e gravidade) e explicar o universo.