RSS
 

Arquivo para agosto 4th, 2014

Apple obtém acordo sobre e-books

04 ago

Em caso histórico que a Apple tentou aumentar o preço de e-books, junto com 5 empresas do grupo das 7 gigantesTrustApple da editoração dos EUA, a Apple consegue agora um acordo.

O caso se desenvolveu no DoJ (Departament of Justice, USA) em virtude de violar as leis da livre concorrência ao agir em conjunto com estas empresas para elevar os preços e vencer a concorrência com a Amazon.com que prometia preços abaixo de 10 dólares.

Já havia um primeiro acordo em junho passado, em um processo coletivo aberto em nome de consumidores e 33 Estados norte-americanos, o acordo era de pagar 400 milhões aos consumidores que foram lesados e 50 milhões aos advogados pela causa.

Mas o tribunal reverteu as apelações ao tomar em uma decisão preliminar, na sexta-feira passada e Apple ficará defendo apenas 50 milhões de dólares aos consumidores e 20 aos advogados, conforme notícia do The Verge.

 

Mais do que um ponto para a própria Apple, é um ponto para as editoras que conseguem com isto ter o direito de manipular os preços dos e-books e não permitir que eles despenquem.