RSS
 

Arquivo para agosto 13th, 2014

Mais um brasileiro campeão

13 ago

È um jovem de 35 anos, carioca, que ontem foi anunciado como ganhador da prestigiada MedalhaAvila Fields, considera o prêmio Nobel da matemática, chama-se Atur Avila, e a láurea máxima da União Internacional de Matemática (IMU, em inglês) foi anunciada ontem no Congreso Internacional de matemáticos, nesta terça-feira, quarta da manhã em Seul, capital da Coréia do Sul, parabéns muitos brasileiros se orgulham de vocês.

 

A medalha é dada a cada 4 anos para dois ou no máximo quatro profissionais com menos de 40 anos e cujos trabalhos são julgados por um comitê secreto, que avaliam aqueles trabalhos que são considerados os maiores avanços para a matemática, junto ao brasileiro, recebem o prêmio este ano o canadense Manjul Bhargava, o austríaco Martin Haier e a iraniana Maryam Mirzachani.

 

Ele foi aluno de duas escolas tradicionais do Rio os colégios Santo Agostinho e São Bento, e já teve outras medalhas desde os 13 anos, quando a Olimpíada Brasileira de Matemática, uma competição antiga e tradicional no país, mas que tem pouco destaque.

 

Avila mais duas vezes outras edições destaa olimpíada e fez seu doutorado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com apenas 21 anos.

 

Hoje trabalha tanto no Impa, onde é pesquisador e também é diretor de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França, em Paris.