O parlamento Europeu votou a favor de interpelar o Google, como uma solução para acabar as reclamações sobre favorecimentos da empresa em seus serviços de busca, embora não tenha pode sobre as relações comerciais enviou um claro recado aos organismos comerciais.
A decisão final ficará nas mãos da comissária de livre comércio Margrethe Vestager, que já trabalhou em 2010 num caso anticoncorrência dos rivais da Google, em 2010.
Por outro lado, políticos dos EUA e organismos comerciais têm manifestado a sua consternação com a votação, afirmando que o gigante de buscas age legalmente.
Segundo dados da BBC, o Google tem em torno de 90% do mercado de compartilhamento, para dados de pesquisas na Europa, e as rivais pedem para investigar quatro áreas:
– A maneira pela qual o Google mostra seus próprios serviços de buscas verticais em comparação com outros produtos concorrentes.
– Cópias da Google de conteúdos de outros sites, com restaurações para inclui-los em seus próprios serviços.
– Contratos de exclusividade para vender publicidade em torno dos termos de buscas que as pessoas normalmente usam.
– Criar restrições para os anunciantes mudarem campanhas de publicidade online com competição entre os motores de buscas.
Restrições sobre os anunciantes de mover as suas campanhas de publicidade on-line para competir com os motores de busca.
Em caso anterior, Joaquin Almunia (veja nosso post) rejeitou as concessões feitas pelo Google, e sugeriu que a multa poderia ser de US $ 5 bilhões.The European Parliament voted in favor to question Google, as a solution to end the complaints about the company favors in their search services, although it cannot on trade relations sent a clear message to commercial bodies.
.
The final decision will be in the hands of free trade commissioner Margrethe Vestager, who has worked in 2010 on anti-competitive case of Google’s rivals in 2010.
On the other hand, the US political and commercial organizations have expressed their dismay at the vote, saying the search giant acts legally.
According to the BBC data,, Google has around 90% of the share market, to research data in Europe, and rival asked to investigate four areas::
- The manner in which Google displays its own vertical search services compared with other, competing products,
- How Google copies content from other websites – such as restaurant reviews – to include within its own services,
- The exclusivity Google has to sell advertising around the search terms people use, and,
- Restrictions on advertisers from moving their online ad campaigns to rival search engines.
Restrictions on advertisers to move their online advertising campaigns to compete with search engines.
In the previous case, Joaquin Almunia (see our post) rejected the concessions made by Google, and suggested that the fine can be $ 5 billion.