RSS
 

Arquivo para dezembro 1st, 2014

A economia de Thomas Piketty

01 dez

PikettyO francês Thomas Piketty é sem dúvida uma leitura em termos da crise economia, ao publicar seu livro “O capital no século XXI”, este ano ele conseguiu tocar a ferida exposta do capitalismo, mas também dos discursos demagógicos dos socialistas e sociais-democratas: a desigualdade.

A revista inglesa The Economist chamou-o de “guia definitivo sobre a desigualdade”, enquanto o Nobel de Economia Robert Solow o qualificou como tendo “uma contribuição poderosa”.

Professor da Paris School of Economics, Piketty desvendou o papel da desigualdade de renda e de riqueza na configuração da estrutura social que vivemos, com uma desigualdade crescente.

Com extraordinária clareza ele mostra que não devemos nos fixar apenas na desigualdade de renda, mas tentar entender de modo sistemático e metódico, a história da riqueza pois ela é feita de interesses e mecanismos institucionais que mantém estruturas sociais e que se materializa na política que rege nossas vidas.

Assim seu método é simples, primeiro constitui um marco teórico das leis que relacionam a desigualdade ao crescimento econômico e retorno de capital investido, depois mostra as evidências a partir da história economia da Europa e dos Estados Unidos, a partir do século XVIII que confirmam suas hipóteses.

Assim, ele contesta que este ciclo esteja sendo rompido quer na Europa, quer na América e inclui também o Brasil, apesar de não ter conseguido acesso aos dados concretos, que seriam a partir do imposto de renda, por leis nacionais que garantem a privacidade destes dados.