RSS
 

Arquivo para fevereiro, 2015

38% do mundo estão conectados

27 fev

StateConectivityOs dados são de um estudo intitulado “Estado da conectividade 2014: Relatório sobre o acesso global à internet”, que faz uma análise do estado atual da conexão à rede, o perfil dos conectados e dos que não estão.

Segundo dados da pesquisa, no início de 2015 foi ultrapassado o número de 3 bilhões de pessoas online, e isto significa 38% da população mundial, se descontarmos pessoas de idade e crianças que ainda não se conectam diretamente, pode-se dizer que mais da metade da humanidade está conectada de alguma forma.

Este número foi calculado através de pessoas que de alguma forma se conectaram à internet a partir de computadores ou dispositivos móveis, como smartphones e tablets, conforme o site GeekWire.

Esta diferença aumenta quando a comparação é feita entre países desenvolvidos e em desenvolvimento., onde os primeiros tem um total de 32% de pessoas que nunca se conectou à internet é de 32%; enquanto no segundo esse número chega a 78%.

O texto cita o Brasil, como indicativo de amadurecimento. A média da conexão dos usuários é de 416 megabytes (MB) por mês.

O estudo pode ser acessado por uma página do Facebook chamada Newsroom, que mostra a evolução dos dados e faz outras análises.

 

Números e mais lava Jato

26 fev

LavaJato

A operação Lava Jato, que desvendou uma verdadeira hidra da corrupção na Petrobrás começa a chegar aos políticos e a partir daí poderá começar a enfrentar entraves, mas o que já foi feito, que dinheiro foi recuperado ?

Conforme notícias do Ministério Público Federal, não é apenas o juiz Sergio Moro que começa a sofrer ataques políticos, divulga em seu site oficial que a Operação Lava Jato já constatou um desvio de R$ 2,1 bilhões da Petrobrás.

Ao todos são 232 empresas e 150 pessoas sob investigação, 12 acordos de delação premiada foram firmados e 18 acusações criminais contra 86 pessoas, algumas ligadas a políticos, mas nenhum político pode nominalmente ser citado por causa do foro especial.

Segundo Paulo Roberto Costa, 60% da propina ia para políticos e 20% eram repartidos entre ele e o operador do esquema, o restante era para cobrir eventuais custos operacionais: viagens, estadias e demais despesas, tudo muito “profissional”.

Haveria uma lista de políticos que seria entregue ao público nesta semana, quem são eles, a influencia política e os braços do governo se empenham para ocultar esses dados.

Enquanto isto, mais ramificações são feitas nesta semana pelo interior do país, aguardem !

 

Análise de Redes Sociais para privacidade

25 fev

EncriptadaA Universidade da Pensilvania, coordenada pela Dra. Sofya Raskhodnikova, professora associada do Computer Science and Engineering cuja pesquisa usa a Metodologia de Análise de Redes Sociais para verificar a privacidade em mídias de redes sociais, usando as informações que estão disponíveis nos bancos de dados públicos.

Estes bancos de dados podem ter os dados facilmente correlacionados cruzando os dados apagados e recuperados em operações de informações de identificação do usuário, aquilo que é chamado de “diferencial de privacidade”.

O Diferencial de Privacidade é aqui que restringe os tipo de análise que pode realizada para os quais a presença ou ausência da pessoa é insignificante, é necessário aumentar a precisão da análise, evitando a identificação de registros individuais e assim a privacidade diferencial é aquela que diferencia estas duas bases de dados e estabelecer dados que devem estar sempre ocultos.

With multiple public databases available, data can easily be correlated between databases to assemble pieces of deleted data and recover the identifying information.A A A pesquisadora Raskhodnikova afirma que “uma abordagem para alcançar diferencial privacidade é a adição de uma pequena quantidade de ruído para as estatísticas reais antes de publicá-los”, mas o problema é determinar como ruído muito e como executá-lo para que a precisão dos resultados é mantida. The idea of differential privacy could be especially important to the protection of graph data.

Para este projeto a  ideia de privacidade diferencial poderia ser especialmente importante para a proteção de dados colocados em um gráfico que identifica estes dados sem revela-los. The researchers found differentially private methods for releasing many graph statistics.

Assim, afirmam os pesquisadores, é possível descobrir estatísticas de dados sem liberar seus conteúdos, e estas são os  métodos diferencialmente privados .

The degree distribution of a social network specifies how many friends each member has, but some information is inherently too sensitive to be released with differential privacy. O grau de distribuição de uma rede social especifica quantos amigos cada membro tem, mas algumas informações são então inerentemente sensíveis ao serem lançados com a privacidade diferencial, então podem ser adotadas medidas de proteção.

 

Cenas do cotidiano em 4D

24 fev

O professor de Ciência da Computação Noah Snavely, da universidade de Cornell e sua estudante Kevin Matzen ter adicionaram5Pointz uma quarta dimensão do tempo ao seu sistema chamado Scene Chronology, e já recolheram milhões de imagens a partir de sites de compartilhamento de fotos na Internet e vistas de locais populares tomadas de vários ângulos diferentes criadas a partir de modelos 3D combinados, segundo o site News Cornell.

Os modelos que foram desenvolvidos para o Times Square, a zona comercial Akhibahara em Tóquio e 5Pointz, uma área de exposição de graffiti em Queens, então um observador poderá navegar dentro de um espaço 3-D virtual enquanto usando um controle deslizante para mover para a frente e para trás no tempo e visualizando a realidade em diversas posições.

O software trabalha com superfícies planas na imagem: sinais, muros, fachadas ou painéis de teatro e depois os trata como “remendos” que são costurados juntos para criar a cena total, o efeito 3D, portanto é feito a partir de uma cena plana e não precisa ser filmado em 3D original, facilitando a filmagem e o tamanho dos arquivos.

O modelo 3-D então é criado a partir da cena global em um momento particular no tempo, o computador junta as fatias que são retiradas de cada sólido em certo momento e reconstrói a imagem para cada momento de modo mais simples e funcional.

Os pesquisadores que apresentaram o modelo na Feira de Zurique de Visão Computacional, afirmaram: “ao refletirmos sobre o tempo em coleções de imagens, cada observação tem algo a dizer”, eles receberam o prêmio de Melhor Livro na área do ano passado.

Eles imaginam que também possam mudar a forma como pensamos sobre a fotografia, disseram, e algum dia toda foto que você pensou em fazer, pode ter sido feita por alguém.

 

Venceu a crítica no Oscar 2015

23 fev

LegoOscar“Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)” e “Boyhood: Da infância à juventude” eram os mais bem cotados para o prêmio principal, de melhor filme e levou mais três prêmios. Os sinais eram divididos em “Birdman” que ficou com os prêmios de sindicatos e “Boyhood” que levou o Bafta. Corriam por fora “Jogo da imitação” e “Sniper americano”, filmes que tiveram melhores bilheterias, mas nem tantos elogios da crítica.

Birdman levou melhor filme e melhor diretor, para o mexicano Alejandro González Iñárritu,

O outro vencedor foi “O grande hotel Budapeste”, que levou também quatro estatuetas, mas em categorias técnicas: melhor figurino, melhor cabelo e maquiagem, melhor design de produção e melhor trilha sonora.

Já “Boyhood: Da infância à juventude” acabou sendo o grande derrotado do 87º Oscar. Indicado em seis categorias, ficou apenas com a categoria de melhor atriz coadjuvante.

O documentário “O sal da terra” dirigido pelo reconhecido diretor alemão Win Wnders e pelo brasileiro Juliano Salgado, sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado pai de Juliana, foi indicado para Oscar 2015, mas o vencedor foi CitizenFour”, sobre o vazamento de segredos dos EUA por Edward Snowden.

Esnobado em melhor animação, o diretor Phil Lord resolveu “construir” uma estatueta de lego do Oscar (foto), o filme concorreu apenas à estatueta de melhor canção original e não levou, que ficou para “Glory” do filme Selma.

 

Começa o tarifaço na internet

20 fev

TarifaçoDepois da energia, gasolina e álcool, agora o bolso começa a pesar na internet, se antes as velocidades eram reduzidas, agora as operadoras começaram a cortar a partir da taxa mínima, o objetivo é comprar planos mais caros e o tarifaço nos planos pré-pagos já começaram.

Agora todas operadoras passarão a bloquear a navegação após o fim do pacote de dados contratado, em vez de reduzir a velocidade de conexão como sempre fizeram e como ainda acontece em planos pós-pago.

O acesso a internet que já é um dos mais caros do mundo, começam a ficar ainda mais caros no Brasil, e não significa melhoria da qualidade do sinal, apenas pagar mais e fazer operadoras e governo arrecadarem mais.

A TIM já informou em seu site que a nova regra passou a valer a partir de 15 de janeiro para clientes pré-pago nos estados de Rio Grande do Sul e Pernambuco e nos municípios da grande São Paulo e interior que são cobertos pelo DDD 19, mas outros já estão começando a aparecer com serviços cortados.

Todos os clientes da Oi já estão sob este novo “serviço”, o qual a Anatel não vê problemas, e alega que as operadoras são “livre para adotar os modelos de cobranças”, pura conivência.

Já tínhamos anunciado em nosso blog que o serviço mais caro do mundo seria sobretaxado, e as gananciosas operadoras continuam ganhando no país o que não ganham em lugar nenhum do planeta, e com preços exorbitantes.

 

A tragédia grega, o coro e as redes

19 fev

CoroA tragédia, no sentido da antiguidade clássica tem um significado diferente do que usamos no dia a dia, significando algo grave com mortes e muitas dores que desvia um acontecimento para o lado negativo, mas para os gregos tragikós era quando acontecia algo grande, segundo Aristóteles era “uma representação imitadora de uma ação séria, concreta, de certa grandeza, representada, e não narrada, por atores em linguagem elegante, empregando um estilo diferente para cada uma das partes, e que, por meio da compaixão e do horror provoca o desencadeamento liberador de tais afetos.”

Para os gregos um dos objetivos da tragédia em particular, e da obra de arte deveria sempre provocar a Katarsis, a catarse, isto é a purgação das emoções dos espectadores, e o teatrólogo marxista Bertold Brecht criou a ideia do distanciamento, que é não provocar a catarse mas a reflexão evitando elementos de        “emoções” e outro teórico do Teatro Rosenfeld afirma sobre isto: “O fim didático exige que seja eliminada a ilusão, o impacto mágico do teatro burguês” (Rosenfeld), isto não é outra coisa senão eliminar a subjetividade.

A crítica às redes é sempre esta, que provocam ilusão e a virtualidade seria algo distante do universo real, desta forma provocaria “ilusões do real”.

Ilusionistas de todos os tipos, de mágicos a política, usaram técnicas de propaganda para tentar provocar ilusão, e embora isto tenha algo de teatro e possa ter de virtual, a ilusão não consiste no fato do meio usado, o rádio, a TV e o cinema e diversas formas de artes foram usadas para isto, o essencial da ilusão é iludir para “calar” a multidão, então tanto a tragédia como qualquer outro gênero de arte e de “comunicação” podem iludir.

O essencial, quem chamou a atenção para isto, curiosamente foi Nietszche, é que o coro não seja excluído, culpou Eurípides por esta exclusão, está escrito isto em “O Nascimento da Tragédia ou helenismo e pessimismo”.

As redes são uma forma possível de coro fora da manipulação das massas e das mídias.

 

Renascer das cinzas: é possível ?

18 fev

FenixSim, na verdade esta é a única possibilidade, porque somos pó e quando terminar a vida, ao pó devemos voltar, isto é um fato e não apenas uma palavra de Bíblia e esta consciência pode tornar a vida terrena mais serena e feliz, a consciência de que ela é passageira.

Na Mitologia grega, Fenix (em grego clássico: ϕοῖνιξ) era uma ave que quando morria entrava em autocombustão e depois de algum tempo renascia das próprias cinzas, tendo além desta característica a possibilidade de transportar em voo até mesmo cargas pesadas.

E na simbologia clássica e cristã será que isto é só um rito  aparentemente  tanto na história da humanidade e na Bíblia também não.

O livro de Ester, da Bíblia, diz que Mardoque um primo dela que era um judeu piedoso se vestiu de saco e cobriu-se com as cinzas quando soube de um decreto do rei Assuer I da Pérsia (ano 485 a 464 a.C.) condenou a morte todos judeus daquele império (está em Ester 4,1).

Já o livro de Job, que foi escrito entre os anos 7 e 5 a.C., diz que ele se arrependeu e cobriu-se com cinzas (Job 42,6) e também o profeta Daniel, cerca de 550 a.C., profetizou a conquista do reino da Babilônia por Jerusalém, diz “Voltei-me para Deus a fim de lhe dirigir uma oração de súplica, jejuando e impondo-me cilício e a cinza” (Daniel 4, 1-27).

E no século V antes de Cristo, logo depois da pregação o projeto Jonas, que conseguiu mudar os hábitos do povo de Nínive, jejuou e vestiu-se com sacos, diz-se que inclusive o Rei. (jonas 3, 1-10). 

Vivemos tempos sombrios, e se queremos mudar a realidade a nossa volta, devemos primeiro mudar nosso coração e nossa alma, para termos coragem e coerência de mudar o mundo.

O símbolo das cinzas é então alegria, esperança de que a realidade possa mudar.

 

Birdman e a tragédia grega

16 fev

Fui assistir no cinema, e a telona não perde seus encantos, vi algo diferente do que tinha vistoBirdmanTragedy na telinha interativa, em parte a tragédia clássica e em parte algo de novo, se tragédia é o que termina em algo triste, Birdman impressiona.

Vi também, no diálogo em que a filha Lesley (Naomi Watts) com o pai Riggan Thomson (Michael Keaton) , referências às novas mídias, questionando o pai que não sabe a influência dos vídeos, blogs e facebook na opinião pública, tinha percebido é claro, mas os tons pareceram mais dramáticos e uma releitura de seus significados.

O significado é mais profundo se entendemos a preocupação com a crítica Tabitha Dickinson (Lindsay Duncan) que escreve no New York Times e o sucesso inesperado de um vídeo de Riggan no Youtube.

Mas no final a tragédia apresenta também uma novidade, normalmente deveria terminar com um final triste, e é e não é, como o filme consegue isto ? surpresa que fica no ar.

Depois de tudo isto, do fato de Birdman ser também uma referência a grandes produções de super-heróis como Batman (que o próprio Michael Keaton fez), o Superman e outros extra-mans, o filme mostra uma tragédia de questões muito humanas: cobiças, vaidades, competições, ira, traições, etc.

Depois de tudo, a ligação entre o símbolo Fenix (na mitologia grega, um pássaro que morto ressurge das cinzas), é possível uma leitura de uma “quarta-feira de cinzas” em uma versão não teológica, então “você pode mudar sua vida”, diria Peter Sloterdijck

 

O carnaval, história e as redes

13 fev

CarnavalO carnaval não é uma invenção nossa, vem da antiguidade, tanto na Mesopotâmia, como na Grécia e também em Roma haviam estas festas, curiosamente ela termina no início da quarta-feira de Cinza quando católicos e luteranos começam sua quaresma.

A palavra carnaval vem do latim carnis levale, retirar a carne ao pé da letra, mas seriam as festas carnais antes do significado de entrar num período de jejum e dos prazeres carnais.

Esta ligação de data com as igrejas tradicionais cristãs datam do século VIII,  quando a quaresma foi instituída como período religioso para realizar o processo de ascese através da qual  as pessoas corrigem suas rotas de vida.

Foram os português que trouxeram para o Brasil uma festa chamada “entrudo”, um evento de bagunças como guerras de água, farinha, limões e que muitas vezes ultrapassou os limites, tanto que acabou sendo proibida por volta de 1840.

Assim foi uma festa de salão em muitos anos até que em 192 Chiquinha Gonzaga fez a primeira famosa “marchinha” o Abre Alas e a festa voltou a se popularizar, e as “redes” de foliões foram formando cordões, blocos e mais tarde com um tamanho maior as escolas de samba.

Com a introdução das escolas de samba, há uma volta a estrutura formal diferente das redes, a primeira era chamada “Deixa Falar”, que anos mais tarde mudou o nome para Estácio de Sá, mas os blocos e cordões continuam e o Bloco Galo da Madrugada tenta manter-se no Guiness como maior bloco carnavalesco do Mundo.