RSS
 

Arquivo para fevereiro 4th, 2015

Filme de Alan Turing e suas invenções

04 fev

Mark1O filme “O jogo da imitação”, esperado especialmente por tecnólogos e entusiastas do mundo digital, estréia no Brasil a partir do dia 05 de fevereiro, em muitos cinemas (já em cartaz em SP).

O autor que faz seu papel Benedict “Sherlock” Cumberbatch é segundo muitos críticos, a oportunidade perfeita para que as pessoas conheçam a pessoa que mais contribui para a computação, embora seu principal modelo matemático tenha sido completado pelo matemático Alonso Church.

Este é o ponto que separa tecnologia de técnica, pois Turing conseguiu fazer a tecnologia avançar em algumas décadas mais do que muitos pesquisadores a vida inteira, e isto porque viveu apenas 42 anos, tendo se suicidado pela pressão sofrida como homossexual.

Em 1936, com apenas 24 anos propôs uma máquina chamada de “Máquina de Turing” baseada em uma fita que poderia ser lidas em duas direções (só haviam fitas de celulose para o cinema então), e as instruções seriam de um caractere (letra, símbolo ou número), movimentando a máquina para frente ou para trás e poderia resolver diversos problemas.

Durante a guerra, os submarinos aliados estavam sendo dizimados em alto mar, e a comunicação era feita num código por uma máquina chamada Enigma, que os poloneses espiões roubaram e fizeram uma réplica, Turing a estudou e decifrou os códigos.

Ao final da guerra Turing trabalhou num projeto secreto inglês que fazia funcionar um “cérebro eletrônico” chamado ACE (Sistema de Computação Automática) que podia calcular sistemas matemáticos complexos e não apenas equações, projeto interrompido, mas ele trabalhou na Unviersidade de Manchester num projeto que seria finalizado, o Mark 1.

Mais tarde 15 computadores ACE foram vendidos e o primeiro computador pessoal, chamado Bendiz G-15 foi totalmente baseado neste modelo.

Um dos primeiros aparelhos que fazia criptografia da voz foi feito por Turing, chamado de Deliah, e mais tarde desenvolveu o SIGSALY na Bell Laboratories, nos EUA.

Turing sempre teve um conceito correto de inteligência, para ele não era questão se as máquinas poderiam pensar e sim imitar humanos, trabalhou em 1941 em “inteligência mecânica”, pois em 1947 usava o termo “inteligência computacional”  e em 1950 publicou um estudo de “inteligência artificial”, uma das primeiras menções do termo.

O “jogo da imitação” é sobre o teste de Turing, a sua contribuição mais famosa, colocamos escondidos pessoas e computadores e propomos coisas para saber de que lado estaria um ou outro.