RSS
 

Arquivo para março 23rd, 2015

A democracia para Morin e o ativismo digital

23 mar

ANovaDemocraciaPara entender o doloroso processo de crítica à democracia contemporânea, que é justamente por aquilo que ela tem de antidemocrático: a força dos cartéis, dos lobbies, da mentira política usada para confundir eleitores, e da corrupção ativa e passiva (aquela que não é punida).

Edgar Morin no pequeno artigo publicado no jornal francês Le Monde abril de 2011 esclarece alguns aspectos históricos desconhecidos pelos que mantem a crença no Estado, leia-se Francis Fukuyama, com alguns fatos enumerados:

A primeira lição é que a democracia tem sido frágil e temporária na Europa moderna. Na França, a Revolução de 1789 degenerou em terror, depois houve Termidor, e em seguida o Império, cuja queda provocou a restauração da monarquia; foi preciso esperar o final do século XIX para se instaurar a Terceira República que o desastre militar de junho de 1940 destruiu em prol de Vichy” (Morin, 2011).

Depois lembra já no século XX, que “o fascismo destruiu a democracia italiana, que o nazismo destruiu a democracia alemã; que o franquismo destruiu a democracia espanhola, que a União Soviética instaurou, até 1989, seu totalitarismo nos países europeus que ela subjugou” (Morin, 2011).

Mas a democracia na França, Itália, Espanha, Alemanha, assim como nas “democracias populares e na União Soviética, mesmo as ideias de 1789 regeneraram e reinstalaram, embora de forma desigual, a democracia”.

Assim, “a primavera árabe de 2011 poderá sofrer desvios, asfixias, confiscos”, mas “a mensagem vai renascer e renascer: ela tornou-se uma força regenerativa e regenerativa da história (a menos que a história humana descambe numa catástrofe generalizada)”.

Agora estes desejos se deslocam para os países da América Latina, mas não deixam de estar presentes em países da Europa, do oriente (Hong Kong e Miamar), e devem se difundir para todo o planeta, ainda que muitas situações da África e do Oriente Médio requerem preocupações especiais, e a própria democracia não pode mais ser expressa ignorando a pessoa comum, os blogueiros desconhecidos, ativistas de microblog e mesmo os post no Facebook, ajudam a pensar todo este momento planetário, e fazem o poder tremer.

Morin, Edgar. tradução de “Da aspiração à realização democrática”, jornal  Le Monde, 26-04-2011.