Realismo e Idealismo são duas filosofias que competem, em especial no campo do conhecimento e da educação, desde a Grécia antiga, essas teorias influenciam a filosofia da educação até os dias de hoje, e você sem saber pode aderir a elas.
A ideia é o básico do Idealismo já que ele se concentra na razão e no raciocínio e ela é o modo pelo qual uma pessoa traz à tona o conhecimento que tem dentro de si.
Na sua visão, o mundo existe principalmente na mente das pessoas e isto é verdade definitiva portanto devemos ter consistência de nossas ideias.
Quanto mais perfeitas forem as nossas ideias (no racionalismo cartesiano elas devem ser claras e distintas), melhor se pode servir, observar e viver no mundo, e o mundo é exterior ao Ser e não é ontológico apenas ôntico, em filosofês noúmeno.
No Idealismo de Immanuel Kant, o mundo existe, mas a nossa mente é separada dele e só pode percebê-lo através de um ato transcendente, isto é pelo pensamento do sujeito transcendente.
O Realismo é a escola de pensamento educacional que surgiu de um aluno de Platão: Aristóteles e é oposta ao idealismo.
A única realidade para ele é o mundo material, que o estudo do mundo exterior é o único meio confiável de encontrar a verdade; o mundo é um fenômeno objetivo ao qual a nossa mente precisa aderir para poder transformá-lo.
Também Santo Tomás de Aquino era realista e no tempo dele a corrente que deu origem ao idealismo moderno era então e nominalismo.
No o Realismo, uma pessoa é um vaso vazio de conhecimento quando nasce (uma tabula rasa) e este só pode vir de fora do ser, através da observação empírica. Essa filosofia foi a mãe do método científico moderno, um sistema de investigação baseado em fatos objetivos, ou seja, a investigação dos objetos pela experimentação.
Desta ideia de vazio de conhecimento quando nascemos surgiu a discussão de conhecimento inatos, imanentes e transcendência.
A imanência é um conceito religioso e metafísico que defende a existência de um ser supremo e divino (ou força) dentro do mundo físico (além da física – meta-physis), este conceito geralmente contrasta ou coexiste com a ideia de transcendência dependendo do filósofo e da época.Realism and idealism are two competing philosophies, especially in the field of knowledge and education, from ancient Greece, these theories influence the philosophy of education up to the present day, and you do not know can join them.
The idea is the basic idealism since it focuses on reason and reasoning and it is the way in which a person brings up the knowledge you have within you.
In his view, the world exists mainly in people’s minds and this is ultimate truth so we should have consistency of our ideas.
The more perfect are our ideas (in Cartesian rationalism they should be clear and distinct), the better we can serve, obey and live in the world.
In the idealism of Immanuel Kant, the world exists, but our mind is separated from it and can only perceive it through a transcendent act, that is the transcendent subject.
Realism is the school of educational thought it came from a student of Plato: Aristotle.
The only reality for him is the material world, the study of the outside world is the only reliable way to find the truth; the world is a phenomenon objective to which our mind must adhere in order to transform it.
But make no mistake St. Thomas Aquinas was also realistic and in his time the current that gave rise to modern idealism was called nominalism.
In Realism, a person is an empty vessel of knowledge (called tabula rasa), and this can only come out of being, through observation. This philosophy was the mother of the scientific method, a research system based on objective facts.
This idea of empty knowledge came the discussion of innate knowledge, immanent and transcendent.
Immanence is a religious and metaphysical concept that defends the existence of a supreme being and divine (or force) within the physical world (beyond the physical – meta-physis), this concept generally contrasts or coexists with the idea of transcendence depending on the philosopher and time.