RSS
 

Arquivo para maio 5th, 2015

O que está sendo aprendido online ?

05 mai

Um novo relatório sobre os MOOCs (Massive Open Online Courses) foi publicado no final deComputerOnline abril e pode mostrar avanços e retrocessos nestes novos meios de educação massiva.

O relatório, novamente financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates (o primeiro também foi e fizemos um post), foi coordenado por George Siemens, um especialista em tecnológica-acadêmica da Universidade do Texas em Arlington, e afirma que o entusiasmo frenético inicial parece agora um pouco mais brando: “É quase como de passássemos agora por um período vergonhoso em que esquecemos que estávamos pesquisando e como éramos cientistas, nos apressamos a tomar decisões e proclamar coisas que não eram de todo científica”, afirmou para a publicação  do Wired Campus.

O objetivo então deste novo relatório é o de oferecer temas de investigação: o envolvimento dos alunos e o sucesso da aprendizagem, num processo de auto-regulação e aprendizagem social, análise de redes e aprendizagem em rede, incluindo: motivação, atitude e critérios de sucesso.

Siemens entendeu o básico das redes, por isto talvez afirmou ser vergonhoso, que sem o envolvimento dos alunos. “agora assunto de particular interesse”, torna-se apenas uma distração à distância e está “é literalmente apenas um clique de distância”, conforme o relatório publicado (download).

Cinco temas-chave de pesquisa foram identificados no relatório: o envolvimento dos alunos eo sucesso de aprendizagem, design Mooc e currículo, a aprendizagem auto-regulada e aprendizagem social, análise de redes sociais e de aprendizagem em rede, e motivação, atitude, e critérios de sucesso.

O engajamento nomes de relatórios aluno como um tema de destaque. Muitos estudantes matriculados em MOOCs são não-tradicionais, para ter certeza que eles estão envolvidos e capaz de ter sucesso em tal curso é ainda mais importante.

O professor Siemens disse que espera que o relatório ajude faculdades a tomaem r decisões inteligentes, com base em pesquisas e evidências, ao criarem seus campi digitais.