RSS
 

Arquivo para maio 14th, 2015

Entenda o caso SwissLeaks

14 mai

O nome foi criado em associação com o site que denunciou dados secretos americanos em um site que o net-ativista SwissLeaksAssange construiu para divulgar informações secretas, revelando ações pouco morais de muitos governos ao redor do mundo, ele foi perseguido e acabou preso.

O caso SwissLeaks na verdade começou bem antes quando em 2007 uma lista de 106 mil clientes de alto perfil (leia-se muita grana) foram identificados nas contas do banco, envolviam políticos, pessoas do showbizz mundial, esportistas, traficantes de drogas e armas, foi Hervê Falciani, um ex-funcionário da área de TI que denunciou a filial Suiça do banco HSBC.

Na época o governo britânico e também o francês identificaram diversos sonegadores e os nomes ficaram conhecidos como “Lista Lagarde”, devido a prisões e tentativas de recuperar os recursos financeiros na Grécia, Espanha, Estados Unidos, Bélgica e Argentina.

O jornal francês Le Monde teve acesso recente a lista e repassou os documentos a um consórcio de jornalistas chamado ICIJ (International Consortium of Investigative Journalists) que divulgou os dados, e impressionou o número de brasileiros envolvidos.

http://www.icij.org/

Os dados brasileiros incluíam 5,5 mil contas secretas de brasileiros, entre pessoas físicas e jurídicas, com um saldo total de U$ 7 bilhões (cerca de R$ 20 bilhões de reais), com empresas brasileiras participantes de projetos governamentais, ficando famoso a empresa Queiroz Galvão, com escritório nas ilhas Virgens Britânicas.

Um livro que esclarece o jornalismo investigativo foi escrito por Paul Bradshaw “Scraping for Journalists” e está disponível em acervo on-line.