RSS
 

Arquivo para maio 22nd, 2015

5 previsões que não aconteceram

22 mai

A IBM sempre faz previsões quinquenais, antes de analisar as 5 do futuro (até 2015), PrevisoesFuturovamos ver se as 5 previstas até 2015 aconteceram.

1 – Sensores em todos os cantos, vem da internet das coisas, tecnologia que está sendo chamada de RSSF (redes de sensores wireless), já há algumas cidades, empresas e até casas inteligentes, mas de fato isto ainda não aconteceu, é uma tecnologia em desenvolvimento.

2- Carros que “respiram” – a ideia é que ele possa usar o ar, algum tipo de combustíveis e devolver o ar de modo puro, o avanço de baterias e transistores permitiria os dispositivos potáveis para recarregar a bateria, assim ela respiraria o oxigênio e o transformaria em energia, já há novos tipos de bateria de lítio, por exemplo, e elétricas porém o uso efetivo ainda é uma promessa.

3-Computadores usados para “aquecer” água, os computadores dissipam energia, e atualmente na faixa de velocidade dos 5MHz chegou ao limite dos computadores de silício, mas a energia térmica perdida dos computadores ainda não é “coletada” nem aproveitada.

4-Os hologramas 3D (figura), a tecnologia está em desenvolvimento, mas ainda é promessa, o problema é tanto a velocidade de processamento, são bilhões de pixels por segundo para serem processados, quanto a quantidade de energia gasta, não há dispositivos no mercado, somente em laboratórios, o que temos são impressoras 3D já no mercado.

5-Transito Inteligente, surgiria uma nova tecnologia de GPS inteligentes que seriam capazes de indicar rotas alternativas para o motorista caso algum acidente aconteça no caminho que o usuário está fazendo, surgiram aplicativos como o Waze para orientar motoristas e no aeroporto de Heathrow na Inglaterra já há carros inteligentes, mas nas ruas de Londres não.

Mesmo com uso de computadores como auxiliares, nem mesmo a inteligência mais avançada é capaz de prever o futuro, há uma imprevisibilidade na história, mas não é o fim da história.