RSS
 

Arquivo para maio 25th, 2015

A curva da adoção de tecnologias

25 mai

O chamado Hype Cycle é uma apresentação gráfica desenvolvido pela consultoria Gartner para representar os ciclos CurvaGartherde aparecimento, adoção, maturidade e aplicação social de tecnologias específicas, podendo ser  usado para investimentos e adoções de TI em empresas.

Após o surgimento e adoção pelo mercado uma tecnologia deve ser acompanhada observando os casos de sucesso e fracasso quando atinge um produto, observar o que acontece no Pico de Expectativas Inflacionadas é importante para observar o momento seguinte de queda.

O momento seguinte é marcado por uma queda pela desconfiança do mercado e deve ser criteriosamente estudado até chegar o momento  em que atinge o Vale da Desilusão.

Em seguida começa o momento de maturidade do produto e do mercado, é fácil de observar este momento, pois é marcado por uma subida suave de maturidade.

O final desta curva está o chamado Plateau de Produtividade em que o produto é estável no mercado e não retorna ao período anterior a menos que ocorra uma obsolescência.