RSS
 

Arquivo para maio 27th, 2015

5 tecnologias que mudarão o mundo

27 mai

Os especialistas do Fórum Econômico Mundial reuniu 18 especialistas e listou 10 inovações, destaco cincoTecnologiasFuturo e comento outras 5 preocupantes.

Carros movidos a hidrogênio era uma promessa, os especialistas agora avisam “só agora a tecnologia parece ter chegado ao ponto no qual montadoras planejam incorporá-la em lançamentos para consumidores”.

Apenas presentes em fábricas e para simples tarefas (como coletar pó), agora os milhares de sensores melhores e mais baratos permitirão que “robôs sejam capazes de compreender e responder ao ambiente em torno dele. Seus ‘corpos’ estão se tornando mais adaptáveis e flexíveis”, afirmaram os especialistas.

Os plásticos “thermoset”  fazem a reciclagem passando por um processo uma única vez, o que dá ao mesmo tempo durabilidade e facilidade de reciclagem, seu uso em celulares, computadores e aeronaves, mudarão sua reciclagem.

A inteligência artificial  com smartphones reconhecendo a voz de seu dono, carros que dirigem a si mesmos ou drones já estão presente, no entanto os especialistas haviam que estão “dando um passo à frente com máquinas capazes de aprender autonomamente ao assimilar grandes volumes de informação”, informam os especialistas.

A ideia de manufatura descentralizada cresceu, agora é possível pensar em “fábricas menores e locais recebem instruções de como fazer suas peças, que podem ser montadas pelo próprio consumidor ou em oficinas”, esclarece o fórum.

As cinco previsões possíveis mais contestáveis é o  “novas técnicas permitem ‘editar’ o código genético de plantas para torná-las mais nutritivas ou resistentes às mudanças climáticas”, a manufatura aditiva 3D onde “produtos fabricados assim podem ser altamente personalizados para cada usuário, ao contrário de produtos feitos com processos de fabricação em massa”, a tecnologia neuromórfica que poderá fazer uma “transferência de dados entre uma memória e um processador central é que isso usa grandes quantidades de energia e gera muito calor” e drones autônomos inteligentes.

Cada uma destas 5 últimas tem um período eminente que é o descontrole social.