RSS
 

Arquivo para junho 24th, 2015

Novas práticas e comunicações na Ciência

24 jun

Nova prática da ciência Uma cultura que emergOpenSciencee da cultura digital em consonância com diversas propostas de uma ciência de maior alcance popular e maior abertura e acesso na comunicação é a Ciência Aberta (Open Science), vem em conjunto com as tendência de abertura de documento iniciada com o o arXiv e confirmada com diversas iniciativas de Publicações Abertas (Open Access), e abertura da ciência como o PLoS confirmando uma tendência que também desponta nas redes sociais. Sob a bandeira do Creative Commons Science estão as publicações da PLoS (Biblioteca Pública de Ciências) e das editoras BioMed Central e Hindawi, que oferecem gratuitamente aos usuários.
Na PLoS, todos os artigos publicados trazem sinopse escrita para o público não especializado. Um esforço para tornar mais acessíveis os conteúdos, também existem compartilhamento de espaços, laboratórios e até mesmo de dados complexos com pesquisadores de todo mundo.
Em 2011 um game foi notícia no mundo quando vários jogadores voluntários decifraram a estrutura de uma proteína retroviral que está diretamente relacionada ao vírus HIV. Os cientistas não sabiam o que era tal estrutura, impedindo a projeção de outras moléculas que pudessem bloqueá-la, e o problema científico solucionado em parceria com jogadores, foi publicado em periódicos como a Nature Structural & Molecular Biology.
No Brasil houve um seminário internacional no Rio de Janeiro e outro será feito na USP.