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30 « julho « 2015 « Blog Marcos L. Mucheroni Filosofia, Noosfera e cibercultura
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Arquivo para julho 30th, 2015

Maniqueísmo e ambivalência: o diálogo ausenteManichaean and ambivalence: impossible dialogue

30 jul

A razão pela qual a sociedade moderna aprofunda-se na crise cultural e espiritualMauDialogo, e ela é contemporânea da economia e política e não separada destas, é que ainda estamos na torcida por dois times: o time dos bons, que não sabemos quem é, e o dos maus, que são os “do outro lado”, e no final das contas, quem sofre é a sociedade como um todo.

Maniqueísmo é o nome religioso para isto, e ambivalência o nome político, ambos com seus fundamentos e ortodoxias, ficam combatendo o outro lado, e quem combate ao lado dos homens e mulheres, que perdem direitos, empregos e muitas vezes a própria vida ?

Maniqueu era um filósofo do século III da era cristã, a quem seguiu Agostinho de Hipona até se converter, era dualista religioso sincretista que sua doutrina originava da Pérsia e foi amplamente difundida no Império Romano (III d.C. a IV d.C.), que consistia basicamente em afirmar a existência de um conflito cósmico entre o reino da luz (o Bem) e o das sombras (o Mal).

Este ao afirmar que a matéria e a carne no reino das sombras, e em afirmar que ao homem se impunha o dever de ajudar à vitória do Bem por meio de práticas ascéticas.

A ambivalência é um conceito que no aspecto político, percorre diversos filósofos, mas o seu mais eminente pensador é Zygmunt Bauman, significa a existência simultânea, e com a mesma intensidade, de dois sentimentos ou duas ideias com relação a uma mesma coisa e que se opõem mutuamente.

A dialogia é justamente o oposto a estes dois raciocínios moralistas, é se colocar na pele do outro, tentar sentir o que o Outro sente, filosofia contemporânea que vai nesta direção está Paul Ricoeur, Emmanuel Lévinas e todos o que falam do Outro.


The reason modern society deepens the cultural and spiritual crisis,MauDialogo and it is the contemporary economics and politics and not separate these is that we are still cheering for both teams: the good of the team, we do not know who it is, and of evil, which are the “other side”, and in the end, those who suffer is society as a whole.

Manichaeism is the religious name for it, and the political ambivalence name, both its foundations and orthodoxies, are fighting the other side, and who fight alongside the men and women who lose rights, jobs and often their lives?

Manichaean was a philosopher of the third century of the Christian era, who followed Augustine of Hippo to convert, was dualistic religious syncretistic his doctrine originated in Persia and was widespread in the Roman Empire (AD III to IV AD), which is based on affirm the existence of a cosmic conflict between the kingdom of light (Good) and the shadow (evil).

This to say that matter and flesh in the realm of shadows, and say that the man was imposed a duty to help the Well of victory through ascetic practices.

Ambivalence is a concept already in the political aspect, runs various philosophers, but its most eminent thinker Zygmunt Bauman is, it means the simultaneous existence, and with the same intensity, two feelings or two ideas regarding the same thing and that They oppose each other.

The dialogy is just the opposite to these two moral reasoning, is put on the skin of the other, try to feel what another feels, contemporary philosophy that goes in this direction is Paul Ricoeur, Emmanuel Levinas and all the speaking of the Other.