RSS
 

Arquivo para agosto 7th, 2015

A raiz da crise é moral

07 ago

No início da atual crise brasileira, ouvi de uma deputada que esta criseCrise era política, e que partia do núcleo de apoio ao governo, assistindo ao desenrolar da crise e vendo a postura de governo e oposicionistas, agora parte da “parte base de apoio” do governo, com a qual se elegeu, vemos que há uma crise mais profunda que é a moral.

Em qualquer governo no mundo, corruptos ao serem presos, um deles no meio de uma reunião governamental na Ucrânia, chocam a sociedade, mas além dos advogados são poucos o que se aventuram a defender os prevaricadores, corruptos e intermediários do dinheiro público, mas aqui no Brasil não é bem assim. O lema aqui é para os amigos tudo, para os inimigos a lei, se for denunciado um amigo a gente diz que foi a imprensa, que precisamos apurar os fatos direitos, apesar dos bilhões e bilhões que todos os dias aparecem nas contas destes senhores “dignos” de defesa.

Outro problema fundamental é a mentira, agora não se tratam de mentiras eleitoreiras, que seriam por si já odiosas, mas há aqueles que até com certo tom de ironia dizem: crise que crise, o problema vem de fora, estamos fazendo o máximo, etc. etc.

Não param de gastar com programas bombásticos com o dinheiro público fácil, porque basta aumentar impostos, multas e tantas formas de retirar o pouco dinheiro, com inflação beirando a perigosa casa dos dois dígitos.

Mas a certeza de que a crise é moral é o discurso de setores que deveriam representar alguma reserva moral para o povo brasileiro, e se aliam as maiores perversidades da política brasileira, livre comercio de cargos e salários, acordos para livrar corruptos e corruptores da justiça, e um sem número de ações toma lá dá cá, que esgotam a reserva moral do país.

Até mesmo os defensores da moral e dos bons costumes dizem, embarcam em apelos do tipo com outros poderia ser pior, o que é pior do que o desemprego e a inflação, o livre comércio de cargos como barganha política e a má gestão do dinheiro público. Faltam lideranças com reserva moral que digam um basta ao descaminho da política brasileira.