RSS
 

Arquivo para novembro 3rd, 2015

Sensor de tato artificial

03 nov

Entre as várias tecnologias vestíveis (anunciada com uma das próximas ‘ondas’),CircuitoFlexivel está o interessante trabalho sobre um tato “artificial”, publicado na revista Science.

 

Segunda a pesquisadora Zhenan Bao, o sensor flexível produz um tipo de padrão de impulsos que é reconhecido imediatamente pelo sistema nervoso, embora colocada inicialmente da mão, esta característica possibilita ser usado em outras partes do corpo.

 

A pesquisadora afirmou: “Com materiais plásticos, nós e outros pesquisadores nessa área já tínhamos conseguido produzir sensores sensíveis ao toque – mas o sinal elétrico que saía desses sensores não tinha o formato certo para ser interpretado pelo cérebro”.

 

Outros modelos necessitavam do processamento do computador para produzir a sensação de “toque”, já este produz os impulsos diretamente.

 

O uso de plástico torna o material flexível, e os sensores podem ser úteis em outros equipamentos de tecnologia vestível, conforme afirmou:”Os sensores são muito finos e flexíveis, e também são elásticos. Então você poderia montar um sensor em sua pele e usá-lo para detectar sinais vitais como os batimentos cardíacos e pressão arterial”.

 

Logo abaixo desta camada de “pele” há um circuito eletrônico impresso, que funciona como um oscilador, que transforma a corrente variável em uma série de impulsos. Com mais pressão e mais corrente, a taxa dos impulsos sobe.