RSS
 

Arquivo para novembro 9th, 2015

Direitos autorais de fotos de rua

09 nov

Tive um amigo com smartphone apreendido e depoisFotoRua de passar por uma humilhação no distrito policial, achando que se tratava de fotos sensuais ou algo do gênero, teve seu celular confiscado e a moça que se viu ofendida com seus direitos de imagem o processou.
O assunto é instigante e achei o assunto no site LibraryCruch que remeteu a uma discussão pública sobre o assunto no site que fez uma série de perguntas relacionadas aos direitos autorais de uma comunidade G+ chamada Street Focus, entre eles o fotógrafo Jack Reznichi e o advogado de defesa Ed Greenberg, que discutiram a lei SB 79 do Arkansas: “Lei de Proteção dos Direitos Pessoais”, sobre como são tratados por policiais fotógrafos em espaços públicos.
Os dois autores do artigo original que apareceu na ThisWeekInPhoto , reconhecem a importância de copyrighting das imagens, como lidar com liberações modelo, e muito mais!

Os autores descrevem no site Copright Zone  4 cenários:
Cenário 1) – Fazer tomadas uma caminhada através do jardim zoológico, fotografando o que chama a atenção. As crianças selvagens, os animais domésticos, a casa do macaco, e o algodão doce.
Você pode fotografar tudo o que você puder ver. Mas o que você pode usar para se tornar um acervo que os fotógrafos discutem indefinidamente e os advogados duelam.
Cenário 2) Uma noiva e do noivo querem fazer o primeiro encontro num zoológico e eles querem que tirar fotos da festa de casamento lá. Isso é facil. Não tente ir sem nada.
Eles podem exigir-lhe para assinar um acordo e prova de seguro e pedir alguma doação.
Cenário 3) Você é um fotojornalista com credenciais de imprensa com credenciais de imprensa reais e legítimas, a partir de uma organização de notícias real. Não pressione credenciais que vieram das páginas de trás de uma história em quadrinhos. Você pode fotografar e usar qualquer coisa em uma história que é notícia digna ou de interesse público. Segundo os autores ainda você poderá ser “incomodado”.
Cenário 4) Você tem uma missão comercial que precisa ser baleado em um jardim zoológico. Simples. Qualquer coisa aquém de um escrito, acordo global especificando data, hora, local, seguro, etc. assinado pelas partes vai do período acordado.
Claro que é uma ironia, pois terminando dizendo que torcem para que você não pise um cocô de elefantes, enfim o assunto será sempre polêmico e sempre haverá pessoas prontas para o litígio.