RSS
 

Arquivo para novembro 10th, 2015

Myanmar tenta a democracia

10 nov

Myanmar realizou eleições neste domingo, TheLadye embora tenha feito eleições em 1990, quando as eleições se sucedeu um golpe, que fez a oposição reagir sem violência e que após houve uma longa resistência democrática até os dias de hoje, que ficou registrado no filme The Lady (Além da Liberdade), da vida real de Aung San Suu Kyi, filmado em 2012.

A prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi deverá conquistar a maioria dos lugares elegíveis no Parlamento. Mas precisa de mais de 67% dos votos para poder formar governo, já que há outros 25% de lugares que estão reservados para representantes do exército.

A participação deverá rondar os 80% das eleições, ou seja, mais de 30 milhões de eleitores votaram.

A Liga Nacional para a Democracia (LND) de Aung San Suu Kyi deverá conquistar a maioria dos lugares elegíveis no Parlamento, porém precisa de mais de 67% dos votos para poder formar governo, já que há outros 25% de lugares que estão reservados para representantes do exército. Estes devem apoiar o Partido da União, Solidariedade e Desenvolvimento, sucessor da junta militar que governou o país (rebatizado de Myanmar) desde 1962, e que chegou ao poder em 2011.

Suu Kyi, de 70 anos, está impedida pela Constituição de ser eleita presidente e suceder ao ex-general Thein Sein, por ter filhos estrangeiros.

A opositora já disse que, caso consiga a maioria, será o poder por trás do novo presidente.

Os 25% de deputados não eleitos impedem também qualquer alteração constitucional sem o apoio dos militares.